
As chuvas que atingiram Belo Horizonte nos últimos dias provocaram uma série de ocorrências e demandaram atenção redobrada dos órgãos municipais. Entre a quinta-feira (29) e a manhã de sexta-feira (30), a Defesa Civil de Belo Horizonte recebeu 45 solicitações pelo telefone 199, a maioria relacionada a vistorias em imóveis particulares.
De acordo com o balanço divulgado hoje foram contabilizados 16 registros de danos em edificações e 12 casos de deslizamento de encosta ou talude. As regionais com maior número de atendimentos foram Venda Nova, Centro-Sul e Barreiro, refletindo a concentração das chuvas e a vulnerabilidade de determinadas áreas urbanas.
Além dessas situações, as equipes também atuaram em ocorrências envolvendo danos em muros, processos erosivos, alagamentos e desabamentos. O cenário reforça o impacto das precipitações intensas sobre a infraestrutura da cidade, especialmente em períodos de chuva concentrada em curto intervalo de tempo.
Outro ponto de atenção foi a queda de árvores. Na manhã desta sexta, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais ainda trabalhava na remoção de uma árvore que caiu em frente ao Shopping Pátio Savassi, na região Centro-Sul. Para garantir a segurança da operação, a Cemig realizou o desligamento temporário da rede elétrica no local. Somente na noite de quinta-feira, entre 18h e 22h20, os bombeiros atenderam diversos chamados semelhantes, incluindo quedas sobre vias públicas, veículos e residências, além de situações de risco iminente.
Os volumes de chuva registrados chamaram a atenção. Na regional Pampulha, em apenas 12 horas, choveu o equivalente a quase 20% do esperado para todo o mês de janeiro. Foram 64,6 milímetros acumulados, dentro de um mês cuja média climatológica é de 330,9 mm, segundo dados oficiais.
Diante do cenário, a Defesa Civil mantém alerta moderado para risco de deslizamentos e desmoronamentos nas regionais Pampulha, Centro-Sul, Oeste, Noroeste e Venda Nova, com validade até a próxima terça-feira (3). A recomendação é que moradores dessas áreas fiquem atentos a sinais como trincas, inclinação de árvores ou postes e acionem o órgão em caso de emergência.
A previsão do tempo indica que o fim de semana deve seguir instável na capital. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia, nesta sábado tende a ser mais chuvoso, enquanto o domingo deve registrar pancadas isoladas, com possibilidade de chuva forte em alguns pontos e ocorrência de raios, mantendo o clima abafado típico do período.
Mín. 18° Máx. 27°