18°C 30°C
Lagoa Santa, MG
Publicidade

Mais da metade de Minas está em alerta para tempestades intensas nesta sexta-feira

O volume de chuvas pode atingir até 100 mm em um dia, com risco de alagamentos e outros transtornos

22/11/2024 às 14h30
Por: Por Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para chuvas intensas em grande parte do território mineiro a partir desta sexta-feira (22). Mais da metade das cidades de Minas Gerais pode enfrentar tempestades de até 100 mm/dia, especialmente nas regiões Oeste, Central e Triângulo Mineiro. As autoridades alertaram para os riscos de alagamentos, cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores e descargas elétricas, sendo recomendadas medidas de precaução.

A Defesa Civil orienta que, em caso de ventos fortes ou raios, as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores e estacionar veículos próximo a torres de transmissão ou ao ar livre. Em casa, é importante desligar aparelhos elétricos da tomada para evitar danos. O telefone 199 da Defesa Civil e o 193 do Corpo de Bombeiros estão disponíveis para emergências e orientações.

A chuva prevista para hoje pode ser muito forte, de acordo com padrões meteorológicos. Para cada milímetro de avanço, estima-se um litro de água acumulada em uma área de 1 metro quadrado, o que explica os volumes expressivos anunciados. Além dos transtornos diretos, o excesso de água pode provocar impactos em áreas urbanas e rurais, exigindo atenção redobrada da população e das autoridades.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.