O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para chuvas intensas em grande parte do território mineiro a partir desta sexta-feira (22). Mais da metade das cidades de Minas Gerais pode enfrentar tempestades de até 100 mm/dia, especialmente nas regiões Oeste, Central e Triângulo Mineiro. As autoridades alertaram para os riscos de alagamentos, cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores e descargas elétricas, sendo recomendadas medidas de precaução.
A Defesa Civil orienta que, em caso de ventos fortes ou raios, as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores e estacionar veículos próximo a torres de transmissão ou ao ar livre. Em casa, é importante desligar aparelhos elétricos da tomada para evitar danos. O telefone 199 da Defesa Civil e o 193 do Corpo de Bombeiros estão disponíveis para emergências e orientações.
A chuva prevista para hoje pode ser muito forte, de acordo com padrões meteorológicos. Para cada milímetro de avanço, estima-se um litro de água acumulada em uma área de 1 metro quadrado, o que explica os volumes expressivos anunciados. Além dos transtornos diretos, o excesso de água pode provocar impactos em áreas urbanas e rurais, exigindo atenção redobrada da população e das autoridades.
Mín. 20° Máx. 26°