Neste domingo (27), o BH Airport, em Belo Horizonte, retomará os voos diretos para Porto Alegre, interrompidos desde que enchentes devastadoras atingiram o Rio Grande do Sul no início do ano, forçando o fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho. A volta dos voos será marcada por duas partidas diárias operadas pela Azul Linhas Aéreas, totalizando 14 frequências semanais. Esse movimento deve elevar o fluxo de passageiros em cerca de 20 mil por mês, refletindo uma retomada gradual das conexões aéreas para a capital gaúcha.
O fechamento do aeroporto de Porto Alegre, há cinco meses, ocorreu após 75% de sua pista principal ter sido inundada, o que causou danos estruturais significativos e impossibilitou as operações. Para viabilizar a reabertura parcial, o terminal gaúcho operará temporariamente com capacidade reduzida, enquanto esforços seguem para que a retomada completa das operações esteja concluída até dezembro deste ano.
Para Rodrigo Côrtes, COO do BH Airport, o voo de retorno possui um caráter simbólico, marcando não apenas a volta da operação, mas representando a resiliência e a superação da população e do setor aéreo brasileiro após o desastre. “A rota BH-Porto Alegre sempre foi importante para nós e, com a retomada dos voos, esperamos fortalecer essa conexão e contribuir para a recuperação econômica da região”, destacou Côrtes.
Os horários dos voos para Porto Alegre, que saem do BH Airport às 9h05 e às 13h20, com chegada prevista na capital gaúcha às 14h35 e 18h05, integram o vasto leque de destinos do terminal mineiro, que é hoje o segundo aeroporto brasileiro com o maior número de rotas domésticas. Além de Porto Alegre, o BH Airport também conecta a região Sul com destinos como Curitiba, Florianópolis, Foz do Iguaçu e Navegantes.
Mín. 18° Máx. 23°