15°C 25°C
Belo Horizonte, MG
Publicidade

Fiocruz inicia preparação para testes da primeira vacina de RNAm contra a covid-19 no Brasil

Estudo clínico de Fase 1 terá 90 participantes saudáveis de 18 a 59 anos e deve começar no primeiro trimestre de 2027

03/09/2026 às 07h58
Por: Cristiane Cirilo
Compartilhe:
Bernardo Portella/Fiocruz
Bernardo Portella/Fiocruz

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a iniciar os estudos clínicos da primeira vacina contra a covid-19 desenvolvida no Brasil com tecnologia de RNA mensageiro (RNAm).

O imunizante foi desenvolvido integralmente pela plataforma de RNAm do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz). Antes de chegar aos testes em humanos, a vacina passou por estudos pré-clínicos, que indicaram proteção contra a doença, além de avaliações toxicológicas e de escalonamento.

A primeira etapa do estudo será um ensaio clínico de Fase 1, voltado principalmente para avaliar a segurança e a capacidade da vacina de estimular uma resposta imunológica.

Estudo terá 90 participantes

O recrutamento está previsto para começar no primeiro trimestre de 2027. Serão selecionados 90 adultos saudáveis, com idade entre 18 e 59 anos.

Os participantes serão recrutados em dois centros no Rio de Janeiro: a Unidade de Ensaios Clínicos para Imunobiológicos e a Policlínica Lincoln de Freitas Filho.

A inclusão dos voluntários deverá ocorrer ao longo de seis meses. Depois disso, cada participante será acompanhado por mais seis meses.

Nesta primeira fase, os pesquisadores vão avaliar o uso do imunizante como dose de reforço, conforme a estratégia atualmente prevista no Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A autorização da Anvisa representa uma nova etapa no desenvolvimento de uma tecnologia nacional de vacinas de RNAm, plataforma utilizada internacionalmente na produção de imunizantes contra a covid-19.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.