16°C 25°C
Belo Horizonte, MG
Publicidade

Câmaras de nove cidades se reuniram em Contagem para fortalecer atuação dos legislativos municipais

Encontro debate desafios comuns, troca de experiências e ampliação da cooperação entre vereadores de Minas Gerais

29/05/2026 às 16h05
Por: Vitória Carneiro
Compartilhe:
Divulgação: CMC
Divulgação: CMC

Representantes de nove Câmaras Municipais de Minas Gerais participaram, na quarta-feira (27), de um encontro na Câmara Municipal de Contagem com foco no fortalecimento dos legislativos municipais e na troca de experiências entre parlamentares de diferentes regiões do estado.

Os participantes foram recebidos pelo presidente da Câmara de Contagem, vereador Bruno Barreiro, e pela vice-presidente, vereadora Carol do Teteco.

Durante a reunião, vereadores e representantes das Casas Legislativas discutiram desafios enfrentados pelos municípios, a importância da proximidade com a população e estratégias para ampliar a eficiência da atuação parlamentar.

O encontro também serviu como espaço para apresentação de iniciativas desenvolvidas nos municípios participantes, incentivando o compartilhamento de boas práticas administrativas e legislativas.

Presidente da Associação das Câmaras Municipais de Minas Gerais (ACAM) e segundo secretário da Câmara Municipal de Lagoa Santa, o vereador Paulo Dolabella destacou a importância da integração entre os legislativos e o papel da entidade no suporte às Câmaras mineiras.

Segundo ele, a associação oferece benefícios como assessoria jurídica, assessoria contábil, capacitação e qualificação técnica para vereadores e servidores.

“Quanto mais membros, mais forte e estruturada a ACAM estará, possibilitando unir, fortalecer e ajudar as Câmaras Municipais”, afirmou.

Bruno Barreiro, que também ocupa a vice-presidência da ACAM, ressaltou que a proposta é transformar encontros como esse em uma agenda permanente de integração entre os municípios.

“Embora sejam municípios, realidades e mandatos diferentes, identificamos desafios muito parecidos. O intercâmbio de ideias e conhecimentos fortalece as Câmaras, os mandatos e gera benefícios para a população”, destacou.

Participaram do encontro representantes dos municípios de Coronel Fabriciano, Jaboticatubas, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Pimenta, São José da Lapa, Sarzedo e Tapira.

Também esteve presente o assessor do Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP), Felipe Corrêa, que anunciou, em parceria com a ACAM, a terceira edição do Câmara Conecta, programa voltado à capacitação de vereadores e servidores legislativos.

A iniciativa busca incentivar a modernização da gestão pública e contribuir para o aperfeiçoamento da atuação parlamentar nos municípios mineiros.

O encontro reforçou a importância da cooperação entre os legislativos municipais e da construção conjunta de soluções para os desafios enfrentados pelas cidades, fortalecendo a atuação das Câmaras e aproximando o poder legislativo da população.

 
 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.