
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da BHTrans, deu início nesta sexta-feira (18), às ações educativas da Semana Nacional de Trânsito (SNT) 2026. A iniciativa de abertura contou com uma blitz educativa com foco nos motociclistas realizada na Avenida dos Andradas, em frente a praça da Estação.
A Gerente de educação para mobilidade da BHTrans/Sumob, Maria Augusta Gatti, destacou a importância da ação na abertura da Semana Nacional de Trânsito.
"Hoje estamos iniciando a Semana Nacional de Trânsito com a atividade daqueles mais vulneráveis no trânsito, aqueles que tem aumentado os indíces, a nossa preocupação são os motociclistas. Aqui tem uma parada educativa no qual eles (motociclistas) vão ser convidados a descer da moto a participar da atividade do ponto cego. Ele vai estar no lugar dos motoristas tanto de quatro rodas, quanto também dos ônibus para que ele sinta que ele não é visto no trânsito se ele se posicionar, no caso do veículo pequeno, a um metro das rodas traseiras e no caso dos ônibus, aonde está adesivado", afirmou.
Foram distribuídos materiais educativos. Cada motociclista recebeu cordão com chaveiro, minilanterna (símbolo da importância de enxergar o outro), copo de água e orientações sobre segurança no trânsito.
Mais ações na Semana Nacional de Trânsito
Com o tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, a campanha, que será encerrada na sexta-feira da próxima semana (25), chama a atenção para a importância de ficar atento e adotar atitudes cuidadosas para mais segurança de motoristas, passageiros e pedestres. A proposta é estimular a empatia e a mudança de comportamento para prevenir acidentes nos deslocamentos.
Um dos destaques será o Dia Mundial sem Carro, na terça-feira (22), das 9h às 15h, próximo às ruas Paraíba e Gonçalves Dias, na Savassi, em frente à Escola de Arquitetura da UFMG. Com a participação da Escola Segura de Patinetes (da empresa JET), o espaço será transformado em área para pedestres, com circuitos que simulam os efeitos do álcool na direção e trabalham a relação entre equilíbrio e velocidade. A programação inclui o jogo “Transitando Legal Digital”, esquete teatral, música, jogos educativos e outras atividades para o público.
Encerramento das ações com programação para crianças
A Semana Nacional de Trânsito será encerrada na sexta-feira, das 11h às 14h, no Passeio da Praça da Assembleia, em frente à Escola Estadual Pandiá Calógeras. A programação será voltada às crianças e contará com a presença dos avatares do jogo “Transitando Legal Digital” e dos mascotes Agentes de Trânsito, Cone e Placa.
O presidente da BHTrans, Afonso Fraga, destaca que a educação é uma ferramenta importante para estimular mudanças de comportamento e tornar a convivência nas ruas mais segura.
“Todos fazemos parte do trânsito e precisamos estar atentos. Motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres compartilham os mesmos espaços e, muitas vezes, uma atitude simples, como reduzir a velocidade ou perceber quem está ao lado, pode evitar um acidente. A Semana Nacional de Trânsito é uma oportunidade para reforçar esse cuidado e lembrar que cada pessoa tem um papel na construção de um trânsito mais seguro", destacou.
Mín. 19° Máx. 23°