17°C 29°C
Belo Horizonte, MG
Publicidade

Obra na Praça do Papa avança com mudanças estruturais com prazo para julho

Obras da Praça do Papa avançam após mais de um ano de atraso em BH.

27/03/2026 às 16h18 Atualizada em 27/03/2026 às 17h11
Por: Marina Menta
Compartilhe:
Imagem: Reprodução I Paulo Lorenço
Imagem: Reprodução I Paulo Lorenço

A entrega da Praça Governador Israel Pinheiro, conhecida como Praça do Papa, em Belo Horizonte, foi novamente adiada e agora tem previsão de conclusão para julho de 2026. A obra, iniciada em fevereiro de 2024, acumula mais de um ano de atraso, com prorrogações no cronograma e tinha data de entrega para abril.

Localizada no bairro Mangabeiras, na região Centro-Sul da capital, a revitalização é alvo de questionamentos e chegou a ser debatida na Câmara Municipal, diante das sucessivas mudanças nos prazos e dos impactos para moradores e turistas.

Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, os principais motivos para os atrasos incluem dificuldades com fornecedores e o período chuvoso, que afetou etapas importantes da obra, como escavações e instalação de infraestrutura.

Um dos entraves citados foi a produção do piso, que exigiu um processo específico para manter a tonalidade original de um material tombado. O fornecedor precisou adaptar a produção, mas enfrentou problemas técnicos, o que impactou o cronograma.

Além disso, questões logísticas e falhas identificadas em partes da estrutura também contribuíram para novas prorrogações contratuais ao longo da execução.

A reforma prevê alterações significativas no espaço, com a demolição e reconstrução completa do piso e a eliminação da via que dividia a praça, o que vai impedir o trânsito de veículos no local.

O projeto inclui ainda:

* instalação de playground e academia ao ar livre;
* implantação de novos equipamentos públicos;
* replantio da grama com sistema de irrigação;
* modernização da iluminação.

Parte das intervenções já foi concluída, como o platô superior, entregue anteriormente. Atualmente, os trabalhos estão concentrados no paisagismo e na finalização da infraestrutura.

A discussão sobre o andamento da revitalização deve continuar na Câmara Municipal, enquanto a população aguarda a conclusão definitiva de um dos espaços mais simbólicos da capital mineira.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.