
Professores da rede estadual de Minas Gerais estão passando por capacitação para ampliar o uso de laboratórios móveis de Ciências nas escolas. A iniciativa busca tornar as aulas mais práticas e atrativas para os estudantes.
A formação é promovida pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e tem como foco orientar os docentes no uso pedagógico dos equipamentos, que permitem a realização de experimentos de Física, Química e Biologia dentro da sala de aula.
Os kits, chamados de AutoLabor, começaram a ser distribuídos em 2025 e já chegaram a 145 escolas, em mais de 100 municípios mineiros. O investimento ultrapassa R$ 12 milhões.
A proposta é aproximar a teoria da prática e estimular novas formas de ensino. Com os laboratórios móveis, os professores conseguem realizar atividades experimentais sem depender de um espaço físico específico, o que facilita o acesso dos alunos ao conteúdo científico.
Além disso, a iniciativa faz parte das ações voltadas ao Ensino Médio em Tempo Integral e busca incentivar metodologias mais dinâmicas, com maior participação dos estudantes no processo de aprendizagem.
Mín. 17° Máx. 29°