18°C 24°C
Belo Horizonte, MG
Publicidade

Cemig coloca em operação subestação e reforça rede elétrica em Divinópolis

Unidade recebeu investimento de R$ 43,6 milhões e vai atender mais de 118 mil moradores no Centro-Oeste de Minas

20/02/2026 às 17h41
Por: Vitória Carneiro
Compartilhe:
Divulgação | Cemig
Divulgação | Cemig

A Cemig colocou em operação, neste mês de fevereiro, a Subestação Divinópolis 3, instalada no bairro Savassi, em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas Gerais. A nova estrutura recebeu investimento de R$ 43,6 milhões e possui capacidade instalada de 50 megavolt-ampere (MVA).

De acordo com a companhia, a unidade amplia a capacidade de fornecimento de energia elétrica na região e passa a beneficiar mais de 118 mil habitantes dos municípios de Divinópolis, Carmo do Cajuru e São Gonçalo do Pará, além de importantes complexos industriais.

Segundo a empresa, a subestação contribui para aumentar a estabilidade do sistema elétrico, reduzir falhas e minimizar sobrecargas, especialmente em períodos de maior demanda. A nova infraestrutura também reforça o abastecimento das subestações Divinópolis 1, Divinópolis 2 e da Usina Hidrelétrica de Gafanhoto.

Ainda conforme a Cemig, o empreendimento possibilita a conexão de novos geradores, acompanha o crescimento residencial e industrial da região e reduz perdas elétricas e custos operacionais, ampliando a confiabilidade do serviço.

A Subestação Divinópolis 3 integra o Programa Mais Energia, que prevê a construção de 200 novas subestações em Minas Gerais até 2027. Com a execução do plano, o estado deverá alcançar 615 unidades em operação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.