18°C 27°C
Belo Horizonte, MG
Publicidade

Cemig explica estratégia para retomada de energia após temporais e falhas na rede

Critérios orientam atuação da distribuidora diante de grandes ocorrências, com foco na segurança e atendimento a setores críticos

18/02/2026 às 14h47
Por: Marina Menta
Compartilhe:
Imagem: Divulgação / Agência Brasil
Imagem: Divulgação / Agência Brasil

Em situações que geram interrupções significativas no fornecimento de energia elétrica, como tempestades intensas, quedas de estruturas ou acidentes com a rede, a Cemig segue protocolos técnicos específicos para restaurar o serviço com segurança e eficiência, priorizando a continuidade de serviços essenciais à população.  

Diante de grandes ocorrências no sistema elétrico, a concessionária prioriza a segurança de pessoas e equipes, além da manutenção de serviços como hospitais, unidades de saúde e sistemas de abastecimento de água, em vez de um atendimento simplesmente em ordem cronológica das quedas.  

Quando eventos de grande impacto são registrados, os centros de operação da Cemig acionam protocolos de monitoramento que avaliam, em tempo real, o risco à população, a extensão da ocorrência, o número de clientes afetados e os pontos sensíveis da rede. 

A partir dessa análise, as equipes traçam uma estratégia que busca recompor grandes blocos da rede antes de avançar para ocorrências menores, acelerando o restabelecimento geral com foco em maximizar o número de clientes atendidos num menor intervalo de tempo.  

Para dar suporte à estratégia de restabelecimento, a Cemig mantém equipes de plantão 24 horas por dia e centros de operação que acompanham cada ocorrência desde o registro até a normalização completa do sistema.

A Cemig orienta que, em caso de interrupção, os consumidores podem acionar a distribuidora pelos canais oficiais, como o WhatsApp (31) 3506-1160 ou o telefone 116, ambos funcionando 24 horas por dia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.