18°C 22°C
Belo Horizonte, MG
Publicidade

PBH reforça vacinação contra HPV para adolescentes e jovens de 15 a 19 anos

Campanha busca imunizar cerca de 38 mil pessoas, mas até agora apenas 1% recebeu a dose

10/10/2025 às 10h30
Por: Cristiane Cirilo
Compartilhe:
Foto: Agência Gov | Via Ministério da Saúde
Foto: Agência Gov | Via Ministério da Saúde

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) intensificou, nesta quinta-feira (9/10), a convocação para que adolescentes e jovens de 15 a 19 anos se vacinem contra o HPV. A medida, alinhada às orientações do Ministério da Saúde, tem como objetivo alcançar cerca de 38 mil pessoas que ainda não receberam a dose única do imunizante na capital mineira. Até o momento, apenas 398 aplicações foram registradas, o que representa cerca de 1% do público-alvo.

Segundo Paulo Roberto Lopes Corrêa, diretor de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica, a baixa adesão preocupa as autoridades sanitárias. “Reforçamos o chamado para que quem ainda não se vacinou aproveite a oportunidade. A vacina é segura, eficaz e essencial para a prevenção de diversos tipos de câncer associados ao HPV”, afirmou.

A imunização é realizada em todos os centros de saúde da cidade, além do Serviço de Atenção à Saúde do Viajante, e a campanha temporária seguirá até dezembro. Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF e cartão de vacina. Menores de 16 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis.

O HPV é responsável por infecções que podem causar câncer do colo do útero, tumores em órgãos genitais femininos e masculinos e lesões na cavidade oral. A vacina protege contra os subtipos 6, 11, 16 e 18 do vírus, considerados de maior risco.

Além do público de 15 a 19 anos, outros grupos têm indicação para receber o imunizante: crianças de 9 a 14 anos (dose única), pacientes transplantados de órgãos ou medula óssea, pessoas em tratamento oncológico com quimioterapia ou radioterapia, indivíduos com HIV/aids de 9 a 45 anos, usuários da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) de 15 a 45 anos, vítimas de violência sexual e pessoas com papilomatose respiratória recorrente (PRR).

A PBH reforça que a vacina está disponível gratuitamente e que a imunização é uma estratégia fundamental para prevenir doenças graves associadas ao vírus. Todas as informações sobre locais e horários de aplicação podem ser consultadas no site oficial da prefeitura.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.