Os oito novos radares instalados na BR-040, no trecho entre Belo Horizonte e Nova Lima, voltaram a registrar um número alto de infrações de velocidade logo no primeiro fim de semana após entrarem em operação. Entre os dias 18 e 20 de julho, foram autuados 3.080 motoristas por ultrapassarem os limites permitidos, o que representa uma média de 42 multas por hora.
Antes da aplicação das penalidades, os equipamentos passaram por um período de testes, quando o número de flagrantes foi praticamente o mesmo, mas sem a emissão de multas. Agora, os condutores que excederam a velocidade regulamentar entre sexta-feira e domingo serão penalizados.
Segundo a concessionária EPR Via Mineira, responsável pela administração da rodovia, os locais de instalação dos radares foram escolhidos com base em critérios técnicos, como o volume de tráfego, proximidade de áreas urbanas, geometria da via e histórico de acidentes. A velocidade máxima varia conforme o trecho e tipo de veículo, indo de 60 km/h a 100 km/h.
A empresa reforçou que o excesso de velocidade é uma das principais causas de acidentes com vítimas e destacou a importância das ações para incentivar a condução segura, visando preservar vidas e melhorar a convivência no trânsito.
Confira os pontos onde os novos radares foram instalados e seus limites de velocidade:
Nova Lima, km 545,9 (sentido Juiz de Fora): 100 km/h para veículos leves, 80 km/h para pesados
Nova Lima, km 551,4 (sentido Juiz de Fora): 100 km/h para veículos leves, 80 km/h para pesados
Itabirito, km 590,0 (sentido Belo Horizonte): 60 km/h
Congonhas, km 603,7 (sentido Belo Horizonte): 80 km/h
Congonhas, km 614,6 (ambos os sentidos): 60 km/h
Barbacena, km 716,3 (sentido Belo Horizonte): 60 km/h
Santos Dumont, km 737,1 (sentido Belo Horizonte): 60 km/h
Mín. 11° Máx. 27°