A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou que o sistema de estacionamento rotativo será liberado durante o pré-Carnaval e os dias oficiais de folia de 2025. Nos dias 22 e 23 de fevereiro (sábado e domingo) e entre 1º e 4 de março (de sábado a terça-feira), não haverá cobrança nas vagas de estacionamento regulamentadas, permitindo que os motoristas utilizem as vagas sem a necessidade de adquirir créditos eletrônicos. Além disso, no dia 5 de março, quarta-feira de cinzas, o estacionamento rotativo estará disponível para cobrança até as 12h.
Atualmente, o sistema de estacionamento rotativo da capital conta com 23.214 vagas distribuídas em 882 quarteirões, com capacidade para transformar essas vagas em 104.055 oportunidades de estacionamento, respeitando o tempo máximo de permanência. Segundo a Prefeitura, o objetivo é democratizar o uso de vagas em áreas de alta demanda, como regiões de comércio, serviços e lazer. O sistema rotativo digital custa R$ 4,95 por período regulamentado, com a vantagem de um bônus de 30 minutos a cada utilização.
A receita gerada pelo sistema é destinada à manutenção e melhoria das vias da cidade, incluindo a instalação de sinalização, operação de tráfego, fiscalização e ações de segurança e educação no trânsito. A medida, que será oficializada por meio de portaria publicada no Diário Oficial do Município, tem como intuito facilitar a mobilidade na cidade durante o período de Carnaval e garantir um transporte mais eficiente para a população.
Mín. 17° Máx. 33°