17°C 28°C
Lagoa Santa, MG
Publicidade

SUS inicia distribuição de medicamentos de R$ 12 mil para pessoas com HIV que têm resistência aos tratamentos atuais

Medicação de última geração promete melhorar a qualidade de vida dos pacientes com resistência aos tratamentos

05/02/2025 às 15h00
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Sistema Único de Saúde (SUS) iniciou a distribuição do medicamento fotensavir tromentamol 600mg, uma nova opção terapêutica para pessoas que vivem com HIV e Aids e que desenvolvem resistência a tratamentos convencionais. Embora o custo do medicamento seja elevado, cerca de R$ 12 mil por paciente a cada mês, a sua inclusão no SUS tem como objetivo oferecer uma melhor qualidade de vida e uma maior expectativa para esse público específico, atendendo a uma demanda crítica no tratamento da doença.

De acordo com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a decisão de incorporar o medicamento no SUS reflete o compromisso com a saúde como um direito universal. “A saúde é um direito universal e todas as pessoas importam”, afirmou a ministra. O primeiro lote do medicamento foi disponibilizado no estado de Alagoas, como parte da implementação inicial.

O infectologista Ronaldo Hallal detalha que, devido à natureza do medicamento, ele será distribuído de forma centralizada pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Vigilância de HIV e Aids (CGHA), que, com o apoio de especialistas, avaliará os pacientes aptos a receber a terapia. A distribuição será restrita àqueles que atendem a critérios específicos, ou seja, pacientes que já tenham resistência a tratamentos existentes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários