O Sistema Único de Saúde (SUS) iniciou a distribuição do medicamento fotensavir tromentamol 600mg, uma nova opção terapêutica para pessoas que vivem com HIV e Aids e que desenvolvem resistência a tratamentos convencionais. Embora o custo do medicamento seja elevado, cerca de R$ 12 mil por paciente a cada mês, a sua inclusão no SUS tem como objetivo oferecer uma melhor qualidade de vida e uma maior expectativa para esse público específico, atendendo a uma demanda crítica no tratamento da doença.
De acordo com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a decisão de incorporar o medicamento no SUS reflete o compromisso com a saúde como um direito universal. “A saúde é um direito universal e todas as pessoas importam”, afirmou a ministra. O primeiro lote do medicamento foi disponibilizado no estado de Alagoas, como parte da implementação inicial.
O infectologista Ronaldo Hallal detalha que, devido à natureza do medicamento, ele será distribuído de forma centralizada pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Vigilância de HIV e Aids (CGHA), que, com o apoio de especialistas, avaliará os pacientes aptos a receber a terapia. A distribuição será restrita àqueles que atendem a critérios específicos, ou seja, pacientes que já tenham resistência a tratamentos existentes.
Mín. 17° Máx. 28°