A cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025 em Minas Gerais começa nesta segunda-feira, 3 de fevereiro. O vencimento da primeira parcela ou do pagamento integral varia conforme o final da placa do veículo, indo até o dia 7 deste mês. A novidade deste ano é que o imposto passou a ser cobrado a partir de fevereiro, e não mais em janeiro, como era tradicionalmente realizado.
Os primeiros a quitar as obrigações são os donos de veículos com placas de final 1 e 2, cujo vencimento ocorre nesta segunda-feira. Já os veículos com finais 3 e 4 deverão pagar no dia 4, seguidos por 5 e 6 no dia 5, 7 e 8 no dia 6 e, por fim, 9 e 0 no dia 7 de fevereiro. O imposto pode ser parcelado em até três vezes, com vencimentos escalonados nos meses de março e abril.
Os motoristas que optarem pelo pagamento em cota única têm direito a um desconto de 3%. Além disso, quem manteve os tributos do veículo em dia nos anos de 2023 e 2024 será beneficiado com um abatimento adicional de 3% pelo programa “Bom Pagador”, totalizando uma redução de quase 6% no valor total do imposto.
Para consultar o valor do IPVA 2025, os proprietários devem acessar o site da Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG), inserir o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e a placa do veículo. O sistema informará o valor devido e permitirá a emissão do Documento de Arrecadação Estadual (DAE). O não pagamento dentro do prazo pode resultar em multas, juros e até apreensão do veículo, além de impedir a transferência de propriedade e o licenciamento anual.
Foto: Flavio Tavares / O Tempo
Mín. 17° Máx. 28°