Uma chuva intensa que atingiu Belo Horizonte no início da noite desta segunda-feira (6) trouxe alagamentos e bloqueios em vias importantes da cidade. Na Regional Venda Nova, a Avenida Vilarinho foi interditada após transbordamento do Córrego Vilarinho, cenário recorrente em períodos de chuva forte. Durante 45 minutos, a Defesa Civil municipal bloqueou o tráfego na via, redirecionando os ônibus do sistema Move para a Rua Padre Pedro Pinto.
Nas redes sociais, moradores da região compartilharam imagens que mostravam o Jardim dos Comerciários inundado. Segundo a Defesa Civil, choveu 34 mm na Regional Venda Nova em apenas 45 minutos, o equivalente a 10,3% do esperado para todo o mês.
A situação foi semelhante em outras regiões da capital mineira. Na Pampulha, a Avenida Heráclito Mourão de Miranda registrou alagamentos, enquanto a Avenida Pedro I, no Bairro Planalto, apresentou empoçamentos que comprometeram uma faixa da pista. No entanto, neste último caso, não foi necessária a interdição total do trânsito.
Na Região Oeste, o grande volume de água levou ao fechamento temporário da Avenida Francisco Sá, devido ao risco de transbordamento do Córrego dos Pintos. O mesmo ocorreu nas avenidas Tereza Cristina, no Barreiro, e Heráclito Mourão de Miranda, mas todas foram liberadas pouco tempo depois.
A Defesa Civil reforça a importância de evitar áreas de risco durante tempestades e disponibiliza canais de alerta para emergências.
Foto: Rafael Arruda/EM/D.A press
Mín. 18° Máx. 26°