Entre os dias 20 e 23 de novembro, Belo Horizonte está recebendo o XIX Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar no Minascentro. O evento reúne cerca de 2 mil participantes, entre pesquisadores e especialistas de todo o Brasil e de outros países, para discutir os desafios no enfrentamento de doenças infecciosas. Temas como o combate às superbactérias, superfungos resistentes, a evolução da Covid-19, vacinas e os riscos de novas epidemias estão no centro das discussões.
Especialistas de renome, como os infectologistas Unaí Tupinambás e Carlos Starling, que desempenharam papel crucial no comitê de enfrentamento à Covid-19 em Belo Horizonte, são alguns dos convidados que participam do congresso. O infectologista Carlos Starling destaca que o evento permite uma reflexão aprofundada sobre as principais ameaças à saúde pública. “Estamos com os maiores especialistas do país discutindo temas essenciais, como as infecções resistentes e a resposta das vacinas”, afirmou.
O congresso se configura como um marco importante no esforço de aprimoramento nas estratégias de prevenção e controle de infecções, com o objetivo de melhorar a segurança dos pacientes e a saúde pública mundial, segundo o Dr. Hoberdan Oliveira Pereira, presidente do evento.
Mín. 20° Máx. 26°