Na última sexta-feira, 1º de novembro, o BH Airport realizou o primeiro InovAero Day, um evento pioneiro voltado à integração de inteligência artificial, robótica e práticas sustentáveis no setor de aviação. Em parceria com o Vetor Norte Valley, o aeroporto internacional de Belo Horizonte abriu suas portas para startups, promovendo um espaço onde ideias inovadoras puderam ser apresentadas diretamente aos gestores do terminal e a uma banca de jurados do mercado tecnológico mineiro.
O evento contou com a participação de nove startups, selecionadas após uma cura rigorosa do Vetor Norte Valley, que foram desafiadas a mostrar como suas soluções podem melhorar aspectos variados da operação aeroportuária. As propostas focaram em quatro áreas: Recursos Humanos, Acessibilidade, Experiência do Cliente, Segurança e ESG (Ambiental, Social e Governança). Durante as apresentações, cada empreendedor teve a oportunidade de expor seu pitch e responder perguntas dos jurados, além de entregar ao CEO do BH Airport, Daniel Miranda, uma proposta formal, detalhando a aplicação da solução no terminal.
Miranda ressaltou a importância do evento para o BH Airport, destacando o valor do InovAero Day em fomentar uma cultura de inovação e posicionar o aeroporto como um espaço de desenvolvimento para novas tecnologias. "Foi inspirador receber os empreendedores em nosso terminal, onde o pioneirismo é um valor fundamental. Tive a chance de conhecer soluções inovadoras, com grande potencial para aprimorar nossa eficiência e operações. Agora, vamos avaliar as propostas e explorar como viabilizar algumas dessas ideias. Acreditamos que as startups trazem uma perspectiva que nos ajuda a enxergar além das possibilidades. Espero que este seja apenas o início de muitas jornadas transformadoras que ainda virão”, declarou o CEO.
Rafael Becho, CEO do Vetor Norte Valley, também celebrou o sucesso do encontro, destacando o impacto positivo da inovação aberta para grandes corporações como o BH Airport. "O 1° InovAero Day foi um sucesso absoluto! Ver as soluções das startups homologadas aos desafios da BH Airport evidenciam o potencial transformador da inovação aberta. O engajamento dos jurados e colaboradores da BH Airport, junto aos feedbacks positivos, reforça a relevância do evento ", comentou Becho.
Com foco em contribuir com a tecnologia e a inovação em suas operações, o BH Airport reforça sua missão de se tornar um campo de provas para novas soluções que podem, em breve, aprimorar a experiência dos passageiros e a eficiência de seus processos internos.
Mín. 20° Máx. 27°