A Região Metropolitana de Belo Horizonte está a poucos dias de experimentar um importante avanço na mobilidade urbana. O Consórcio Ótimo, responsável pela bilhetagem eletrônica nos ônibus, está na fase final dos preparativos para a transição definitiva para o seu novo sistema. Com a data marcada para 16 de novembro de 2024, passageiros de 33 cidades, além da capital Belo Horizonte, terão à disposição uma plataforma mais moderna, ágil e segura.
Para garantir que essa mudança ocorra de maneira tranquila, o Consórcio Ótimo montou uma ampla estrutura de suporte e atendimento ao usuário. Conheça as principais mudanças e como o sistema de apoio foi organizado para que os passageiros encontrem toda a assistência necessária durante a transição.
O que muda a partir de 16 de novembro?
No dia 16 de novembro, todos os ônibus da Região Metropolitana de Belo Horizonte passarão a operar exclusivamente com o novo sistema de bilhetagem eletrônica. Com ele, os passageiros contarão com novos validadores amarelos para registrar suas passagens. A transição trará inovações, como uma recarga e embarques mais ágeis e novas funcionalidades de controle e segurança.
Rubens Lessa Carvalho, presidente do Consórcio Ótimo e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram), destaca: “Essa transição marca um avanço planejado com cuidado para atender melhor o usuário. Para se ter uma ideia, estamos desenvolvendo esse projeto há dois anos. Fizemos dezenas de pesquisas , testes e aguardamos o momento ideal para a virada", comenta. Rubens complementa: “Multiplicamos nossa equipe de apoio e ampliamos canais de atendimento para garantir que cada passageiro se sinta amparado e seguro nessa etapa tão importante”.
Perguntas frequentes e o passo a passo para a migração
Preciso trocar meu cartão?
Não. Os cartões Ótimo já existentes serão automaticamente migrados para o novo sistema sem necessidade de troca ou novo cadastro.
Como faço a migração do meu cartão?
A partir do dia 16 de novembro, basta utilizar o cartão atual em qualquer validador amarelo disponível nos ônibus metropolitanos, terminais e estações ou pontos de apoio e recarga/lojas Ótimo espalhados pelas cidades da RMBH. O processo é automático, rápido e finaliza em segundos.
Importante lembrar: após o dia 16 de novembro, não será possível fazer uma recarga antes de migrar o seu cartão Ótimo para o novo sistema. Ou seja, o passageiro deve fazer a sua migração para garantir que as recargas continuem sendo feitas normalmente.
O que faço se o cartão não funcionar?
Caso o cartão não funcione, ou seja, se a luz do validador ficar VERMELHA ou AMARELA, o passageiro deve se dirigir o mais rápido possível ao ponto de apoio mais próximo. Não sabe onde fica esse ponto de apoio? É só entrar em contato com o SAC (31) 3516-6000 e informar a localização. Uma equipe de plantão estará à disposição do para orientar esse passageiro sobre o ponto de apoio mais próximo para realizar a migração.
E se eu não estiver perto de um terminal?
O Consórcio Ótimo contará com estandes de migração nos sete terminais de ônibus principais da RMBH. Além deles, dezenas de pontos de apoio inteligentes estarão espalhados em locais estratégicos na região metropolitana para garantir que o passageiro encontre ajuda próxima onde quer que esteja. Não localizou nenhum? Basta entrar em contato com o SAC informando a localização para que a equipe de atendimento direcione o passageiro, otimizando o tempo de resolução da demanda.
Haverá mudanças nas tarifas?
Não haverá mudanças tarifárias. O foco é beneficiar os passageiros com as novas funcionalidades para uma experiência mais prática, segura e conveniente, além de abrir portas para futuras inovações, como novas formas de pagamento nos ônibus, que poderão ser implementadas em breve.
Relembre as etapas para garantir a migração
Validar o cartão: em qualquer ônibus, terminal ou ponto de apoio com um dos novos validadores amarelos, a partir do dia 16 de novembro. O cartão migrará automaticamente para o novo sistema.
Antecipar sua recarga: a partir do dia 15 de novembro, os caixas de autoatendimento (ATMs) passarão por uma atualização de sistema, retomando o funcionamento normal a partir do dia 19 de novembro. Portanto, até lá, não deixe para recarregar na última hora.
Certificar-se de ter um único cartão por CPF: após a migração, apenas um Cartão Cidadão será emitido por CPF para garantir mais segurança e controle.
Rede de apoio completa para o passageiro
Pontos de apoio
Como citado, serão montados pontos de apoio em cada um dos sete terminais de ônibus que atendem Belo Horizonte e região metropolitana. O horário de funcionamento dos pontos nos terminais é das 5h às 20h.
Além deles, dezenas de locais espalhados pela RMBH também contarão com pontos de migração, cada um com horários variados, conforme a demanda. Para saber se existe um ponto de apoio próximo, basta o passageiro entrar em contato com o SAC.
“Para garantir uma migração sem sustos, o Consórcio Ótimo e o Sintram dobraram o número de colaboradores das equipes que atuam neste atendimento pessoal ao cliente espalhado pela região metropolitana", afirma Rubens.
Identificação das equipes de apoio
Desde o último dia 4 de novembro, equipes de apoio também já estão presentes nos principais terminais e estações do metrô, devidamente identificadas com camisas nas cores laranja, rosa e verde, com a logomarca do Consórcio ótimo, a frase “Posso Ajudar?” e o número do SAC.
Essas pessoas estão à disposição do passageiro e fazem parte de uma força tarefa realizada pelo consórcio no período que antecede a migração, com o objetivo de orientar e tirar dúvidas sobre todo o processo. Após a virada de sistema, no dia 16 de novembro,
Suporte pelo SAC e assistente virtual SOL
As equipes de SAC do Consórcio Ótimo também foram reforçadas especialmente para essa virada de sistema. Em caso de dúvidas ou problemas do passageiro com a migração, o SAC está pronto para atender rapidamente pelo telefone (31) 3516-6000.
O canal funciona das 7h às 19h, incluindo finais de semana (excepcionalmente no dia 15 de novembro, véspera da virada, o SAC também funcionará normalmente para garantir o pleno atendimento dos clientes).
Outra opção é a SOL, assistente virtual de inteligência artificial disponível no aplicativo ÓtimoApp+. Ela conta com uma base de dados atualizada e, portanto, também é uma alternativa rápida para responder a perguntas e fornecer informações sobre a nova etapa de bilhetagem eletrônica.
Novidades e benefícios do novo sistema
O novo sistema de bilhetagem do Consórcio Ótimo trará funcionalidades que vão muito além da validação de passagem. Os passageiros terão à disposição:
Recarga instantânea: Recargas feitas pelo ÓtimoApp+ ou pontos de venda estarão ativas em minutos, eliminando a espera de até 72 horas do sistema anterior.
Previsão de chegada em tempo real: O aplicativo ÓtimoApp+ oferecerá informações sobre o horário de chegada dos ônibus e sugestões de rotas otimizadas.
Controle de gratuidades com biometria facial: Para maior segurança e com o objetivo de evitar fraudes, passageiros que têm direito às gratuidades utilizarão a biometria facial, que tornará o processo de embarque mais ágil e confiável.
“A segurança e tranquilidade do passageiro nessa migração são nossas prioridades. O Consórcio Ótimo trabalhou muito para criar uma experiência intuitiva, transparente e segura para todos. Estamos aqui para amparar cada passageiro nessa nova jornada", conclui Rubens Lessa.
Mín. 20° Máx. 27°