°C °C
Publicidade

Governo Zema decide apoiar a reeleição de Tadeuzinho à presidência da ALMG

Após tentativas frustradas, o Palácio Tiradentes opta por não lançar candidato e manter apoio ao atual presidente da Assembleia

31/10/2024 às 14h00
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O governo de Minas Gerais, sob a liderança do governador Romeu Zema (Novo), anunciou que não irá lançar um candidato à presidência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e, em vez disso, optou por apoiar a reeleição do deputado estadual Tadeu Leite, conhecido como Tadeuzinho (MDB). A decisão foi confirmada pelo secretário de Governo, Gustavo Valadares, e representa uma mudança em relação à postura adotada em 2022, quando o Palácio Tiradentes tentou emplacar um candidato, mas não obteve sucesso.

Tadeuzinho, que está à frente da Mesa Diretora desde 2023, é visto como um nome de consenso para a presidência da ALMG e deve ser o único candidato nas eleições que estão previstas para ocorrer até o fim de 2024. Valadares, ao ser questionado sobre a possibilidade de o governo lançar outro candidato, afirmou de forma enfática que o apoio é para “Tadeu”. 

A opção pelo apoio à reeleição de Tadeuzinho contrasta com as tentativas frustradas do governo no passado recente. Após a reeleição de Zema ainda no primeiro turno em 2022, o governo tentou apoiar a candidatura do ex-líder do governo, Roberto Andrade (PRD), contra o então presidente, mas Andrade não conseguiu os votos necessários e retirou sua candidatura. Posteriormente, uma nova tentativa foi feita com o nome de Duarte Bechir (PSD), mas também sem sucesso.

O apoio a Tadeuzinho reflete uma estratégia de evitar o desgaste que poderia ocorrer com a tentativa de lançar um novo candidato, especialmente considerando a autonomia do Legislativo. Um deputado da base aliada comentou, de forma reservada, que "a eleição da Mesa não é assunto de governo, mas de ALMG", ressaltando que Tadeuzinho já ocupa a presidência e, portanto, é um candidato natural.

Além disso, a boa relação entre Zema e Tadeuzinho foi um fator importante para essa escolha. O governador, que travou um relacionamento conturbado com o ex-presidente da ALMG, Agostinho Patrus, elogiou publicamente o atual presidente em diversos benefícios. Em um discurso durante a retomada dos trabalhos legislativos, Zema afirmou que "sob a presidência do deputado Tadeu Martins Leite, a ALMG se tornou um ambiente mais acolhedor e respeitoso", destacando a importância do diálogo e da colaboração entre os poderes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários