No próximo domingo, dia 6 de outubro, eleitores de Lagoa Santa contarão com uma importante medida para garantir o acesso ao voto: a gratuidade do transporte coletivo. Conforme determinação da Juíza Eleitoral de Lagoa Santa, os ônibus circularão com tarifa zero das 7h às 17h, seguindo os horários usuais de um dia útil, a fim de facilitar o deslocamento dos eleitores aos locais de votação.
Além disso, em âmbito estadual, o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), reforçou a gratuidade no transporte coletivo intermunicipal de caráter urbano e metropolitano. A medida é válida para todos os eleitores nos dias de votação, amparada pela Emenda Constitucional nº 115, de 12 de julho de 2024. No primeiro turno, que ocorre no dia 6 de outubro, e no eventual segundo turno, marcado para o dia 27 de outubro, o transporte público será gratuito das 0h às 23h59.
Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), todos os ônibus metropolitanos também funcionarão sem cobrança de tarifa.
A ação visa facilitar o acesso dos eleitores ao processo democrático, garantindo que todos possam exercer seu direito ao voto, sem preocupações com o transporte, contribuindo para a participação efetiva no pleito que escolherá os novos representantes do Poder Executivo e Legislativo em todo o país.
Mín. 15° Máx. 28°