20°C 27°C
Lagoa Santa, MG
Publicidade

Pagamento do terceiro lote de restituição do imposto de renda será feito hoje

Ao todo, 6.091.572 contribuintes receberão um montante de R$ 8,5 bilhões.

31/07/2024 às 15h00
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Hoje, a Receita Federal realizará o pagamento da restituição do terceiro lote do Imposto de Renda 2024. Ao todo, 6.091.572 contribuintes receberão um montante de R$ 8,5 bilhões, incluindo também restituições residuais de exercícios anteriores.

 

Para verificar se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet, clicando em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição". Nesta página, é possível fazer uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, através do extrato de processamento acessado no e-CAC. Caso alguma pendência seja identificada na declaração, o contribuinte pode retificá-la, corrigindo informações equivocadas. A consulta também pode ser feita pelo aplicativo disponível para tablets e smartphones.

 

O valor da restituição será creditado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, seja de forma direta ou por meio de chave PIX. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, como no caso de a conta informada ter sido desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até 12 meses no Banco do Brasil.

 

Nesse caso, o contribuinte poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento BB, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

 

Se o contribuinte não resgatar o valor da restituição no prazo de um ano, deverá solicitá-lo pelo Portal e-CAC, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

 

A Receita Federal reitera a importância de manter os dados bancários atualizados para evitar contratempos e garantir que a restituição seja creditada sem problemas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários