21°C 34°C
Belo Horizonte, MG
Publicidade

Atriz Eliana Rocha, de 'Toma Lá Dá Cá’ e 'Pé na Cova', morre aos 82 anos

Artista interpretou a personagem Luz Divina na série de Miguel Falabella e também participou de novelas como 'Meu Bem, Meu Mal' e 'Negócio da China'; causa da morte não foi divulgada

04/11/2026 às 07h26
Por: Cristiane Cirilo
Compartilhe:
Bob Paulino/Globo/Divulgação
Bob Paulino/Globo/Divulgação

A atriz Eliana Rocha morreu na terça-feira (3), aos 82 anos. Conhecida principalmente por interpretar Luz Divina na série de comédia Pé na Cova, da TV Globo, a artista também participou de novelas e outras produções da televisão brasileira. A morte foi confirmada pela família e divulgada pelo ator e diretor Miguel Falabella, com quem trabalhou em diferentes projetos.

Nas redes sociais, Falabella publicou uma homenagem à atriz e destacou o talento e a parceria construída ao longo dos anos. "Foi-se Eliana Rocha. Apagou-se nossa Luz Divina, uma atriz cheia de recursos, uma colega generosa e consciente. Descanse em paz, guerreira! Obrigado por tantos momentos inesquecíveis!", escreveu.

A família também publicou uma mensagem de despedida, na qual descreveu Eliana como uma mulher determinada, amiga leal, apaixonada pelo teatro, além de mãe e avó amorosa.

A causa da morte não foi informada.

Atriz ficou conhecida como Luz Divina

Um dos trabalhos mais lembrados de Eliana Rocha foi na série Pé na Cova, criada e protagonizada por Miguel Falabella. Exibida pela TV Globo entre 2013 e 2016, a produção acompanhava o cotidiano de uma família que administrava uma funerária no subúrbio do Rio de Janeiro.

Na trama, Eliana interpretou Luz Divina, personagem que conquistou espaço entre os espectadores pelo humor e pelas situações inusitadas vividas ao longo da série.

A atriz também participou de outras produções conhecidas da televisão. Entre os trabalhos estão as novelas Meu Bem, Meu Mal (1990), Razão de Viver (1996), Chiquititas (1998), Marisol (2002) e Negócio da China (2008). Também integrou o elenco de Toma Lá, Dá Cá e da série Eu, a Vó e a Boi (2019), seu último trabalho na televisão.

Trajetória marcada pelo teatro

Embora tenha ficado conhecida do grande público pela televisão, Eliana Rocha construiu uma trajetória especialmente ligada ao teatro. Nascida em Santos, no litoral de São Paulo, ela tinha formação em Direito e também estudou artes cênicas.

Em 1974, participou da fundação da Royal Bexiga's Company, grupo teatral criado em parceria com outros artistas, entre eles Jandira Martini e Ney Latorraca. Ao longo da carreira, integrou diferentes montagens e manteve atuação no meio teatral.

Eliana também trabalhou com escrita. Entre suas publicações estão Marcos Caruso – Um Obstinado, biografia do ator lançada em 2007, e Memórias de um Tempo Não Vivido, obra publicada em 2017.

Artistas lamentam morte

A notícia provocou manifestações de colegas e artistas nas redes sociais. Além de Miguel Falabella, o ator Marcos Caruso também prestou homenagem à atriz e destacou a amizade e a contribuição dela para a arte.

"Eliana Rocha, grande amiga, grande atriz, aplausos pelos risos e emoções que tivemos pela tua arte. Descanse em paz!", escreveu Caruso.

Velório será em São Paulo

As homenagens à atriz estão previstas para esta quarta-feira (4), das 11h às 15h, no Funeral House Pacaembu, na Zona Oeste de São Paulo, conforme comunicado divulgado pela família.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.