
A Prefeitura de Belo Horizonte amplia, a partir desta quarta-feira (13), a vacinação contra a gripe para toda a população com idade acima de 6 meses. A decisão acompanha o envio regular de doses pelo Ministério da Saúde e tem como objetivo reforçar a prevenção contra a influenza durante o período de maior circulação de vírus respiratórios.
As vacinas estarão disponíveis nos 153 centros de saúde da capital, além de postos extras e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante. Os endereços e horários de atendimento podem ser consultados no portal oficial da prefeitura.
Desde o início da campanha de imunização, em 24 de março, Belo Horizonte já aplicou mais de 438 mil doses contra a gripe. Desse total, aproximadamente 270 mil foram destinadas aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos acima de 60 anos e gestantes.
Até o momento, a capital mineira alcançou 41,6% de cobertura vacinal entre os públicos prioritários. A meta nacional é atingir 90% de imunização.
Segundo a prefeitura, a vacinação é uma das principais estratégias para reduzir casos graves da doença, internações e mortes causadas pelo vírus influenza, especialmente nesta época do ano, marcada pelo aumento de doenças respiratórias.
A vacina aplicada na rede pública é trivalente e oferece proteção contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza B.
Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identificação com foto e cartão de vacinação.
Mín. 15° Máx. 23°