17°C 27°C
Belo Horizonte, MG
Publicidade

Casos de raiva em morcegos levam Betim a intensificar vacinação de cães e gatos

intensificar vacinação de cães e gatos Animais contaminados foram encontrados mortos nos bairros Parque das Acácias e Capelinha; Secretaria de Saúde orienta população a evitar contato com morcegos

10/05/2026 às 10h30
Por: Adriana Santos
Compartilhe:
Imagem | Tânia Rêgo/Agência Brasil
Imagem | Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Secretaria Municipal de Saúde de Betim confirmou dois casos de raiva em morcegos encontrados mortos nos bairros Parque das Acácias e Capelinha. Os animais foram recolhidos pelo Centro de Controle de Zoonoses e Endemias (CCZE) e encaminhados para análise laboratorial. O resultado positivo para o vírus da raiva foi divulgado na última quinta-feira (7).

 

Segundo a prefeitura, o caso registrado no bairro Capelinha é o segundo morcego contaminado identificado no mesmo endereço em menos de 30 dias. Em razão disso, e conforme orientações da Nota Técnica nº 21/2021 da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, não haverá novo bloqueio vacinal casa a casa na região, já que a ação foi realizada recentemente.

 

No Capelinha, a estratégia adotada será a vacinação de cães e gatos em posto fixo entre os dias 11 e 13 de maio, das 9h às 16h, no CAIC, localizado na Avenida Nova York, nº 356. A operação contará com um médico veterinário, um supervisor de campo e oito Agentes de Combate a Endemias (ACE).

 

Já no bairro Parque das Acácias, a campanha inclui vacinação domiciliar e ações em posto fixo. As visitas casa a casa começaram na tarde de sexta-feira (8) e seguem até 15 de maio, das 8h às 16h, com equipes percorrendo dezenas de ruas da região. No dia 16 de maio, haverá retorno aos imóveis fechados durante a semana e vacinação em posto fixo na Casa de Ração Arca de Noé, na Rua Santo Agostinho, 290, Vila Cristina, das 9h às 16h.

 

A força-tarefa mobilizada no Parque das Acácias reúne um médico veterinário, um supervisor de ACE e oito duplas de agentes de combate a endemias, totalizando 16 profissionais em campo.

 

Entre as vias contempladas estão Avenida das Acácias, Avenida Cristina, Rua Santo Agostinho, Rua São Vicente, Rua São Pedro, Rua Passatempo, Rua Pains e Rua Piranga, além de outras ruas da região.

 

A Secretaria de Saúde orienta que moradores não toquem em morcegos mortos, feridos ou com comportamento fora do habitual. A recomendação é acionar imediatamente o CCZE e observar possíveis alterações em cães e gatos, como agressividade repentina, apatia ou mudanças de comportamento.

 

Informações e registros de ocorrências podem ser feitos pelos telefones (31) 3594-5424 e (31) 3594-2390, além do WhatsApp (31) 98429-9279.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.