17°C 28°C
Belo Horizonte, MG
Publicidade

Unimontes cria curso de Arquitetura e Urbanismo com início previsto para 2027

Graduação terá 25 vagas anuais e será ofertada em período integral

24/04/2026 às 11h10
Por: Vitória Carneiro
Compartilhe:
Divulgação: Unimontes
Divulgação: Unimontes

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) aprovou a criação do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, com início previsto para o primeiro semestre de 2027.

A proposta foi aprovada pelo Conselho Universitário na quarta-feira (22), após validação do projeto pedagógico pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

O novo curso terá 25 vagas anuais, distribuídas entre o vestibular próprio da instituição e o Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior. As provas estão previstas para os dias 29 de novembro e 6 de dezembro de 2026.

Com duração de cinco anos e oferta em período integral, a graduação será vinculada ao Departamento de Ciências Exatas e ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas.

A criação do curso integra uma estratégia de ampliação da oferta acadêmica da universidade, alinhada às demandas do mercado de trabalho e ao crescimento regional. Desde 2022, a instituição implantou cursos como Psicologia, Farmácia, Cinema e Audiovisual e Inteligência Artificial.

Segundo a proposta pedagógica, o curso busca formar profissionais com base teórica e prática para atuar no planejamento urbano, na construção civil, no paisagismo e na preservação do patrimônio, com foco nas demandas contemporâneas.

A iniciativa também considera o crescimento econômico de Montes Claros, com aumento populacional e expansão urbana, fatores que ampliam a necessidade de profissionais qualificados para atuação no setor.

 
 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.