
Minas Gerais realiza neste sábado (11) o Dia D de vacinação contra a gripe com a adesão de 820 municípios, o que representa 96% das cidades do estado. A mobilização é coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e ocorre em meio ao aumento de doenças respiratórias.
A campanha tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e reduzir casos graves, internações e mortes, principalmente entre crianças e idosos. Até o momento, o estado já recebeu cerca de 3,2 milhões de doses da vacina, distribuídas aos municípios.
A imunização é destinada aos grupos prioritários definidos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e da educação, além de pessoas com comorbidades e outros públicos vulneráveis.
O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, reforça a importância da adesão da população. Segundo ele, a vacinação é a principal forma de evitar complicações graves. A orientação é que os grupos prioritários procurem as unidades de saúde ao longo do sábado.
Além da vacina contra a influenza, o Dia D também vai oferecer atualização da caderneta vacinal com outros imunizantes do calendário nacional, incluindo a vacina contra a covid-19.
O governo estadual afirma ter investido mais de R$ 530 milhões desde 2023 em ações de imunização, incluindo compra de insumos, campanhas e reforço da estrutura dos municípios. Parte dos recursos também foi aplicada na ampliação da logística de vacinação, com destaque para unidades móveis que levam doses a regiões mais afastadas.
Segundo a Secretaria de Saúde, Minas já registrou mais de 6 mil internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em 2026, o que reforça a importância da prevenção.
Durante o Dia D, a vacinação estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde e em pontos estratégicos definidos por cada município.
Mín. 17° Máx. 27°