
O mercado de financiamento de veículos no Brasil iniciou 2026 em alta. Em janeiro, o volume de crédito para automóveis, motos e veículos pesados avançou 9,2% em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo levantamento da Trillia, da B3. Ao todo, foram financiadas 616 mil unidades, o maior número registrado para um mês de janeiro desde 2008.
Do total, 412 mil unidades financiadas foram seminovos, com alta de 8,8% na comparação anual. Já os veículos novos somaram 204 mil financiamentos, aumento de 10,1% em relação a janeiro de 2025. Quando considerados apenas automóveis leves, o crescimento foi de 8,7% no período, enquanto as motos tiveram avanço ainda maior, de 21,9%.
O segmento de veículos pesados registrou queda de 3,2%, principalmente nos modelos zero quilômetro, que recuaram 25,1%. No entanto, os veículos pesados usados tiveram alta de 10,9%, ajudando a equilibrar o desempenho do setor.
A pesquisa da B3 mostra que os preços médios de veículos novos e usados se mantiveram praticamente estáveis em janeiro de 2026. Os usados caíram apenas 0,30%, o mesmo registrado para veículos novos, indicando um início de ano mais equilibrado no setor automotivo.
Especialistas destacam que a preferência crescente por seminovos e motos explica boa parte do crescimento do crédito, mesmo em um cenário de desaceleração econômica. O início de 2026 mostra que o mercado automotivo continua forte, impulsionado pela demanda por veículos financiados e pelo comportamento de consumo mais planejado dos brasileiros.
Mín. 18° Máx. 24°