18°C 24°C
Belo Horizonte, MG
Publicidade

Carnaval impulsiona turismo em Minas e intensifica movimentação no BH Airport

Mais de 400 mil pessoas deverão circular pelo terminal mineiro entre os dias 12 e 23 de fevereiro; turistas serão recebidos com programação especial para o período da folia

10/02/2026 às 13h50
Por: Cristiane Cirilo
Compartilhe:
BH Airport / Divulgação
BH Airport / Divulgação

O Carnaval já começou a transformar a rotina do BH Airport. Até o fim deste mês, o terminal mineiro deve receber aproximadamente 1 milhão de passageiros, número que representa um crescimento de 14,6% em relação a 2024 e de 18,9% na comparação com 2023. Para atender a alta demanda, estão programados 343 voos extras, com os destinos litorâneos liderando a procura no período.

Entre os dias 12 e 23 de fevereiro, a expectativa é que mais de 400 mil pessoas circulem pelo aeroporto. O maior pico de movimentação está previsto para o dia 23, uma segunda-feira, quando mais de 38 mil passageiros devem embarcar ou desembarcar no terminal, impulsionados pelo retorno do feriado prolongado.

Além do reforço operacional, o aeroporto preparou uma programação especial para receber os foliões que chegam a Minas Gerais. A iniciativa reúne ações em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), que vem consolidando o estado como um dos principais destinos carnavalescos do país; a Banda da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), com marchinhas e ritmos tradicionais da folia; o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com uma campanha educativa e informativa; o Centro de Referência do Queijo Artesanal (CRQA), que promove degustações de um dos maiores símbolos da cultura mineira; e o artista plástico Fernando Pacheco, responsável pela exposição “Carnaval com Arte” no terminal.

“Estamos de portas abertas e preparados para receber os turistas que chegam dos mais variados destinos nacionais e internacionais para aproveitar a festa mais esperada do ano pelos foliões em Belo Horizonte, cidades históricas e polos turísticos de Minas Gerais. A operação ganha reforço das equipes de segurança, limpeza e atendimento ao passageiro nos dias de maior movimentação. Nossos recordes demonstram a nossa vocação potencial para impulsionar o turismo e a nossa relevância como vetor de desenvolvimento econômico, ampliando a conectividade de Minas com os principais mercados do país e do mundo”, destaca o diretor de Operações do BH Airport, Rodrigo Côrtes.

O crescimento acompanha uma tendência consolidada. Em 2025, a movimentação de passageiros no terminal mineiro superou a marca de 13,3 milhões, estabelecendo um novo recorde histórico. O volume representa um avanço de 19,2% em relação a 2019, último ano antes da pandemia, e um crescimento de 7,8% na comparação com 2024, quando 12,3 milhões de viajantes passaram pelo aeroporto. No acumulado de 2025, os voos internacionais registraram alta de 30,3% em relação a 2019, enquanto os voos domésticos cresceram 18,8% no mesmo período.

O perfil dos passageiros também ajuda a entender o comportamento do turismo no Carnaval. Segundo estudo da companhia aérea Azul, com base nos dados das viagens realizadas no Carnaval de 2025, 61% dos passageiros que chegam ao BH Airport são homens, enquanto 39% são mulheres. O público adulto maduro predomina: a faixa etária de 35 a 44 anos concentra 30% dos viajantes, seguida por 27% entre 25 e 34 anos. Já os grupos de 45 a 54 anos e 55 anos ou mais representam 15% cada. Os menores de 18 anos somam 7%, e os jovens de 18 a 24 anos, 6%.

Entre os principais aeroportos de origem dos passageiros estão Congonhas (SP), Viracopos (SP), Salvador (BA), Brasília (DF) e Recife (PE). No período analisado, 33% dos voos da Azul ocorreram à tarde, 31% pela manhã, 24% à noite e **12% na madrugada.

“O BH Airport é a principal porta de entrada para os foliões que querem aproveitar o carnaval mineiro. Além disso, o aeródromo é um dos nossos principais hubs. Os dados mostram que Belo Horizonte atrai, neste período, um público adulto, que organiza a viagem com antecedência. Por isso, reforçamos o planejamento de malha com voos extras para o período entre os dias 12 e 22 de fevereiro”, afirma a gerente sênior de Planejamento de Malha da Azul, Beatriz Barbi.

O calendário de expansão também segue em ritmo acelerado. Nos próximos meses, o BH Airport passa a contar com novas rotas operadas pela Azul. A primeira será para Montevidéu, no Uruguai, com início das operações em 4 de março, em aeronaves Embraer E2, com capacidade para até 136 passageiros, em duas frequências semanais. Além disso, o terminal inaugura a rota direta para Campo Grande (MS) no dia 1º de abril, com voos diários em aeronaves Embraer 195-E2 e Airbus A320. As passagens para os dois destinos já estão à venda.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.