16°C 26°C
Belo Horizonte, MG
Publicidade

Incêndio atinge comunidade entre Serra do Cipó e Jaboticatubasmoradores pedem ajuda

Fogo avança desde ontem à noite em Matinha João Congo, enquanto população local exige socorro de Bombeiros e prefeitura

28/10/2025 às 15h30
Por: Cristiane Cirilo
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Um incêndio de grandes proporções atinge, desde a noite de segunda (27), a comunidade de Matinha João Congo, localizada no município de Jaboticatubas. A área fica próxima ao território de Santana do Riacho, região que abrange parte da Serra do Cipó e possui várias comunidades rurais e áreas de preservação ambiental.

Segundo relatos de moradores, quando as chamas começaram, logo se espalharam rapidamente pela vegetação seca. O fogo preocupa especialmente as famílias que vivem na região, onde há idosos, nativos e pequenos agricultores. A comunidade tem registrado intensa fumaça e avanço do fogo em direção a residências, o que levou os moradores a pedirem ajuda do Corpo de Bombeiros.

De acordo com informações obtidas pela reportagem do Portal Impactto, o Corpo de Bombeiros foi acionado, mas não compareceu ao local até o momento. A Prefeitura de Santana do Riacho, embora o território atingido pertença a Jaboticatubas, também foi notificada sobre o incêndio por moradores, em razão da proximidade e da facilidade de acesso ao local — porém, não deu retorno até o momento.

A Prefeitura de Jaboticatubas ainda não se pronunciou oficialmente sobre as ações de combate. A área atingida é considerada de relevância ambiental, com fauna e flora típicas do Cerrado mineiro, o que aumenta o risco de perda de biodiversidade caso as chamas não sejam contidas nas próximas horas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.