Motoristas e passageiros do transporte público que circulam pela Avenida Cristiano Machado, em Belo Horizonte, devem se preparar para uma série de mudanças a partir da próxima terça-feira (23). A Prefeitura anunciou que a via e ruas do entorno terão interdições, alterações de sentido e novos semáforos em razão do início das obras de construção de uma trincheira no trecho entre a Vilarinho e a Pedro I.
De acordo com a administração municipal, as intervenções começam às 10h, quando será implantada a primeira etapa da obra. Nesta fase, haverá interdição parcial da Cristiano Machado, no sentido Centro, com liberação de apenas uma faixa em alguns pontos. Posteriormente, o bloqueio será estendido para o sentido bairro. Também serão fechados dois retornos no canteiro central, próximo à Rua Iúca e à saída do estacionamento do Shopping Estação.
Além disso, algumas ruas passarão a operar em mão dupla, como a Padre Pedro Pinto e a Malibu, enquanto ajustes geométricos serão feitos nas vias e calçadas para garantir segurança em desvios e travessias. Novos semáforos serão instalados e outros já existentes serão reprogramados. Placas de grande porte e faixas informativas vão orientar condutores e pedestres, e agentes da BHTrans farão o monitoramento do trânsito na região.
Com a redução de capacidade da Cristiano Machado, foram criadas rotas alternativas para quem sai da MG-010 em direção ao Centro, passando pela Pedro I, pela Vilarinho e por vias secundárias.
O transporte público também será impactado. Linhas como 66, 702, 6030 e S60 terão mudanças de itinerário, com pontos de ônibus remanejados ou desativados. Novos pontos de embarque e desembarque serão criados em ruas próximas, especialmente para atender moradores do Residencial Ipê Branco. A prefeitura informou que cartazes serão fixados para orientar os usuários.
O projeto da trincheira prevê um investimento de R$ 161,6 milhões, oriundos do Fundo de Mobilidade Urbana. Com 780 metros de extensão, a obra terá um boulevard na parte coberta, em frente à Catedral Cristo Rei, além de melhorias em drenagem, pavimentação, iluminação e paisagismo. O prazo de execução é de até 1.080 dias, com término estimado para 2028.
Essa intervenção integra o conjunto de obras viárias no Vetor Norte da capital, que inclui ainda adequações na Cristiano Machado com as avenidas Waldomiro Lobo e Sebastião de Brito, além da requalificação da Avenida Saramenha.
Mín. 17° Máx. 32°