A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou que a construção de uma trincheira na interseção das avenidas Cristiano Machado, Vilarinho e da rodovia MG-10, na região Norte da capital, provocará alterações significativas no tráfego da área. A previsão é que as intervenções de sinalização comecem a partir do dia 22 de setembro, segundo informações da BHTrans. A obra será realizada nas proximidades do Shopping Estação e da Catedral Cristo Rei, nos bairros Juliana e Vila Clóris.
De acordo com a diretora de ação regional e operação da BHTrans, Deusuite Matos Pereira de Assis, motoristas e pedestres devem ficar atentos à sinalização e priorizar rotas alternativas sempre que possível. “As alterações no trânsito ocorrerão conforme a necessidade da obra, com fechamento de vias apenas quando imprescindível. Agentes estarão presentes para orientar e reduzir os impactos”, afirmou.
A intervenção prevê interdição parcial nos dois sentidos da avenida Cristiano Machado, entre as avenidas Vilarinho e Dom Pedro I, com faixas de tráfego liberadas e tapumes delimitando a obra. Também serão fechados os retornos próximos ao canteiro central, e diversas ruas da região terão circulação alterada, incluindo operação em mão dupla ou mão única em trechos da rua Padre Pedro Pinto, Aldemiro Fernandes Torres, das Gabirobas e Malibu. Ajustes de geometria, calçadas e semáforos também estão previstos para garantir segurança e fluidez.
Com a redução da capacidade nas pistas, rotas alternativas foram definidas para veículos que seguem para Confins, Centro, bairro Jaqueline, shopping e hospitais da região. O transporte coletivo municipal e metropolitano terá itinerários ajustados, e alguns pontos de ônibus serão temporariamente remanejados ou desativados.
A obra da trincheira, que contempla os dois sentidos da via e terá como objetivo melhorar o fluxo de veículos entre o Centro e o Aeroporto de Confins, tem prazo estimado de conclusão de 2028, com investimento de R$ 161,6 milhões do Fundo de Mobilidade Urbana (FMU). A BHTrans reforça que a sinalização será constantemente monitorada para garantir segurança e orientar condutores e pedestres durante todo o período de execução.
Mín. 15° Máx. 32°