A BR-381, no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, em Minas Gerais, deve receber cobertura integral de telefonia celular até dezembro de 2025. A promessa é da concessionária Nova 381, responsável pela administração dos 303,4 quilômetros de rodovia, que anunciou a instalação de 26 torres de telecomunicação ao longo do percurso. A medida busca eliminar as chamadas “áreas de sombra”, locais sem cobertura de sinal que, atualmente, representam cerca de 52% da estrada.
Com a nova infraestrutura, será possível a expansão do sinal 4G por operadoras de telefonia, beneficiando tanto os motoristas quanto as comunidades vizinhas à BR-381, que enfrentam dificuldades de acesso à internet e serviços de voz. Segundo a empresa, a melhoria na conectividade também está associada ao funcionamento do aplicativo Nova 381, que oferece rede gratuita de dados aos usuários da estrada, permitindo o uso de funcionalidades como chamadas de emergência, notificações de acidentes e informações em tempo real sobre as condições da pista.
De acordo com o gerente de Tecnologia da Nova 381, Moisés Sathler Garcia Vieira dos Santos, o projeto envolve mais de 20 equipes atuando simultaneamente. Ele destaca que, além de promover inclusão digital, a ampliação do sinal trará impactos positivos para a segurança viária e o desenvolvimento regional. A concessionária também planeja utilizar a estrutura para implementar sistemas de monitoramento em tempo real, integrando-os ao seu Centro de Operações para agilizar o atendimento em casos de emergência.
O trecho concedido da BR-381 corta 21 municípios mineiros, indo do entroncamento com a BR-262, em Belo Horizonte, até a ligação com a BR-116, em Governador Valadares.
Mín. 17° Máx. 31°