Um homem condenado por estelionato foi preso na tarde deste domingo, 13 de abril, ao tentar embarcar no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte. Foragido da Justiça, ele foi localizado por agentes da Polícia Federal no saguão principal do terminal, no momento em que se preparava para viajar.
De acordo com a PF, o homem integrava uma organização criminosa especializada em golpes digitais e fazia parte do grupo investigado na operação E-Commerce, deflagrada pela Polícia Civil do Distrito Federal em 2018. O esquema criminoso era baseado na criação de milhares de perfis falsos em plataformas de venda online, com nomes e CPFs inexistentes. Por meio desses perfis fraudulentos, os golpistas atraíam compradores e ofereciam produtos inexistentes.
As vítimas, ao efetuarem o pagamento, acabavam transferindo o dinheiro para contas controladas pelos criminosos, por meio de boletos bancários adulterados. Segundo as investigações, o homem agora preso é suspeito de ter aplicado o golpe pelo menos 83 vezes, causando um prejuízo estimado em R$ 12 milhões. Ele foi condenado a uma pena de quase 11 anos de reclusão, mas ainda não havia iniciado o cumprimento da sentença.
Após ser detido, o condenado foi levado para a delegacia da Polícia Federal e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde deve iniciar o cumprimento da pena.
Mín. 18° Máx. 30°