15°C 29°C
Lagoa Santa, MG
Publicidade

Gustavo Mitre dispara em Itaúna com 45,2% das intenções de voto para prefeito

Levantamento realizado entre 24 e 25 de abril aponta liderança expressiva do candidato do partido Republicanos.

03/05/2024 às 16h07 Atualizada em 03/05/2024 às 16h14
Por: Redação
Compartilhe:
Ex-deputado estadual tem ampla vantagem sobre os concorrentes
Ex-deputado estadual tem ampla vantagem sobre os concorrentes

Nova pesquisa realizada pelo instituto SigDados sobre as eleições de outubro em Itaúna, na Região centro-oeste de Minas, aponta que Gustavo Mitre (Republicanos), dispara na liderança com 45,2% das intenções de voto para o cargo de prefeito na cidade. A atual vice-prefeita Gláucia Santiago (PL) aparece em segundo lugar com 12,7%, seguida pelo vereador Kaio Guimarães (PMN) com 4%, o empresário Maurício Nazaré (PSD) com 1,8% e Jerry Adriane (PSOL) com 1,2%. Brancos e nulos representam 15% do total, enquanto 20,2% dos entrevistados ainda não se decidiram ou não responderam ao levantamento.

A soma pode não chegar a 100% devido ao arredondamento de casas decimais. O levantamento, realizado de forma estimulada, indica que, a cinco meses da eleição municipal, Mitre tem uma vantagem significativa sobre seus adversários.

No resultado amostral feito em fevereiro, nos dias 26 e 27, Mitre liderava no cenário estimulado, com 37,4%, seguindo novamente por Gláucia, que detinha 11,43%; Eugênio Pinto (sem partido), era o terceiro, com 10,7% e por fim, o vereador Kaio Guimarães com 9,6%. Naquela oportunidade, 30,9% dos entrevistados não souberam ou não responderam à pesquisa da SigDados.

A comparação entre as duas pesquisas traz um aumento progressivo no apoio a Gustavo Mitre em Itaúna, mesmo com alteração de pré-candidatos.

Votos válidos: Gustavo Mitre lidera com ampla vantagem

De acordo com a pesquisa da SigDados, Gustavo Mitre lidera a corrida eleitoral para prefeito de Itaúna, com expressivos 69,7% dos votos válidos. A segunda colocação pertence a Gláucia Santiago, que soma 19,5% das intenções de voto. Em seguida, aparecem Kaio Guimarães com 6,2%, Maurício Nazaré com 2,8% e Jerry Adriane com 1,8%.

Descontentamento com a administração municipal

O descontentamento com a gestão do prefeito Neider Moreira (PSD) prevalece em Itaúna, segundo a pesquisa da SigDados. A administração municipal enfrenta um índice de desaprovação superior ao de aprovação, com apenas 40% dos eleitores demonstrando satisfação com a gestão do prefeito Neider Moreira (PSD), enquanto 47,8% a desaprovam. A insatisfação é impulsionada principalmente por questões relacionadas à saúde, que representa 50,2% das preocupações, seguida por asfalto/pavimentação (5,8%), falta de segurança (5,7%), educação (4,3%) e transporte público (2,7%). Além disso, 12,2% dos entrevistados não souberam ou não responderam à pesquisa.

Aprovação do Governo Zema em Itaúna

A pesquisa da Sigdados aponta que o governador Romeu Zema (Novo) goza de alta aprovação em Itaúna, com 54,5% da população se declarando satisfeita com sua gestão. Entre os entrevistados, 26,3% desaprovam a administração estadual, enquanto 19,2% não souberam ou não responderam à pesquisa.

Governo Federal de Lula: opiniões divididas

A pesquisa revela um cenário de polarização em relação ao governo federal de Lula (PT). 35,7% dos entrevistados em Itaúna aprovam a gestão do presidente, enquanto 54% a desaprovam. Essa divisão de opiniões reflete o panorama nacional observado em outras pesquisas. 10,3% dos entrevistados não souberam ou não opinaram sobre o tema.

Gustavo Mitre é o candidato com menor rejeição em Itaúna

Gláucia Santiago lidera a lista de rejeição, com 18% dos entrevistados afirmando que não votariam nela de jeito nenhum. Em segundo lugar, com 13,8% dos votos de rejeição, temos Jerry Adriane. Maurício Nazaré e Kaio Guimarães: Empatam na terceira posição, com 11,3% e 11,2% de rejeição, respectivamente. O ex-deputado estadual Gustavo Mitre se destaca com o menor índice de rejeição, contando com apenas 5,9% dos entrevistados que não o escolheriam.

Metodologia

A pesquisa de campo foi realizada nos dias 24 e 25 de abril. A margem de erro é de 3,98 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A metodologia utilizada foi quantitativa, com questionários aplicados em trabalho de campo de casa em casa, seguindo um plano amostral por bairros e ponderação quanto ao sexo, idade, grau de instrução e nível econômico dos entrevistados, alinhando-se aos parâmetros do IBGE (2022). O estudo entrevistou 600 eleitores maiores de 16 anos que votam em Itaúna e está registrado no TSE sob o número MG-09115/2024. O contratante da pesquisa é a IMPACTTO COMUNICACAO LTDA / GRUPO IMPACTTO.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários