A partir desta segunda-feira, 17 de março, os contribuintes já podem começar a entrega da declaração do Imposto de Renda 2025, que neste primeiro momento não contará com a versão pré-preenchida. A expectativa da Receita Federal é que o número de declarações cresça em 2025, alcançando 46,2 milhões de documentos entregues, um aumento de quase 3 milhões em relação aos 43,2 milhões de declarações realizadas em 2024. O prazo final para o envio das declarações vai até 30 de maio.
Quem optar por preencher a declaração de forma tradicional, sem utilizar a versão pré-preenchida, já pode acessar o programa Gerador de Declaração (PGD), disponível para download na página da Receita Federal desde a semana passada. No entanto, os contribuintes também terão a opção de preencher a declaração de formulário online, diretamente pelo Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), sem precisar baixar ou instalar nenhum programa. Esta opção, assim como o aplicativo Receita Federal para celulares e tablets, estará disponível apenas a partir de 1º de abril.
Embora a declaração deste ano seja bastante semelhante à do ano anterior, algumas alterações são relevantes. O reajuste da faixa de isenção, que ocorreu no ano passado, fez com que os critérios para obrigatoriedade de entrega da declaração mudassem. Entre as principais alterações estão:
A Receita Federal também anunciou que haverá um novo sorteio para a prioridade de coleta das restituições. Agora, a maior prioridade será dada àqueles que receberam a versão pré-preenchida da declaração e optaram por receber a restituição via Pix. Anteriormente, a prioridade era determinada apenas por um desses dois fatores. Além disso, as restituições seguirão a ordem de prioridade exigida pela legislação:
O primeiro lote de restituições está previsto para ser pago no dia 30 de maio, enquanto o quinto e último lote será pago no dia 30 de setembro.
Com as mudanças nas obrigações e a chegada das opções online e via aplicativo, os investidores devem se atentar às novas regras e prazos para evitar surpresas.
Mín. 20° Máx. 31°