O trânsito no trecho da Avenida Otacílio Negrão de Lima até a Alameda das Latânias, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, foi liberado nesta sexta-feira (14) após a Copasa antecipar parte das obras de modernização do sistema de esgoto da área. Os serviços, iniciados no dia 10 de fevereiro, tinham previsão de conclusão de 20 dias, mas foram finalizados antes do prazo. No entanto, a interdição continua no restante da via até à rotatória da Avenida Santa Rosa, onde os trabalhos ainda estão em andamento. Segundo a Copasa, as medidas são necessárias para garantir a segurança das equipes e a execução dos serviços.
A obra faz parte de um projeto maior de modernização do "interceptor de esgoto", uma rede de grande diâmetro responsável por coletar e direcionar o esgoto da região para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Ribeirão do Onça. Com mais de 30 anos de uso, a estrutura antiga apresenta risco de extravasamento, o que poderia comprometer ainda mais a qualidade da água da Lagoa da Pampulha.
A primeira fase da intervenção começou em junho do ano passado, na Praça Aleijadinho, no bairro São Luiz, onde as equipes atuaram 24 horas por dia para acelerar o processo. Agora, a Copasa está atualizando um trecho de 175 metros da atração antiga por um novo interceptor com diâmetro ampliado para 1.800 milímetros. O projeto, que recebeu um investimento de R$ 13 milhões, está sendo executado com a tecnologia do Novo Método Austríaco de Tunelamento (NATM), uma técnica inovadora que minimiza impactos na superfície e reduz transtornos para moradores e motoristas.
Mín. 17° Máx. 30°