A concessão da BR-381, que liga Belo Horizonte a João Monlevade, está prestes a receber um aporte de R$ 9,3 bilhões em investimentos, após ser entregue à iniciativa privada. O contrato de concessão, assinado na última quarta-feira (22), prevê uma série de melhorias significativas, incluindo a duplicação da estrada, a correção do traçado, a criação de áreas de escape e um compromisso com a manutenção regular ao longo dos 30 anos da concessão.
Esta rodovia, tristemente conhecida como a "Rodovia da Morte", é uma das mais perigosas do Brasil, com um histórico alarmante de acidentes. Entre 2018 e 2023, a Polícia Rodoviária Federal registrou 3.960 ocorrências de trânsito no trecho, resultando na perda de 420 vidas. O leilão da estrada, realizado em 29 de agosto de 2024, teve como critério a proposta que oferecesse a menor tarifa de pedágio. A nova concessionária será responsável por aplicar os recursos em serviços operacionais e obras essenciais.
O plano de concessão inclui a instalação de ao menos cinco praças de pedágio em pontos estratégicos, nos municípios de Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares, conforme informações da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A Concessionária Nova 381, formada por um grupo de investidores, oferecerá um pedágio gratuito no primeiro ano de operação, seguido de descontos para os usuários frequentes e a possibilidade de pagamento automático para motoristas.
Os usuários frequentes são aqueles que utilizam a rodovia com regularidade, como trabalhadores que se deslocam entre cidades vizinhas. A BR-381 abrange 13 cidades ao longo do trajeto e beneficia outras que dependem dela, resultando em um tráfego médio de 24,7 mil veículos diariamente.
Foto: DNIT/ Divulgação
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