Os motoristas mineiros já podem consultar e emitir as guias de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025. O governo do estado anunciou que a cobrança terá início em fevereiro, com possibilidade de pagamento em cota única, oferecendo desconto de 3%. Além disso, quem manteve os subsídios do veículo nos dias de 2023 e 2024 será contemplado com um desconto adicional de 3% por meio do programa “Bom Pagador”. Assim, a dedução total pode chegar a quase 6% para quem optar pelo pagamento integral.
Os descontos são vinculados ao Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) de cada veículo, e não ao CPF ou CNPJ do proprietário. O cronograma de vencimentos para a primeira parcela ou cota única segue o final da placa do veículo, entre 3 e 7 de fevereiro. O pagamento parcelado também estará disponível, com parcelas vencendo entre fevereiro e abril.
Confira o calendário:
Como contestar o valor do IPVA
Proprietários que não concordam com o valor lançado têm até 15 dias corridos para apresentar recurso junto à Secretaria de Estado de Fazenda (SEF). É possível obter mais informações sobre o processo de contestação no site oficial do SEF.
Foto: Maurício Vieira/Hoje em Dia
Mín. 17° Máx. 26°