A Avenida Cristiano Machado, uma das principais vias de Belo Horizonte, foi interditada para o trânsito de veículos e pedestres na manhã deste domingo (22) devido ao forte temporal que atinge a capital mineira. A decisão foi tomada pela Defesa Civil Municipal, que monitora a situação e alerta para o risco de segurança na área.
O bloqueio foi realizado por volta das 6h50, no trecho da avenida com a Rua Sebastião de Brito, após o transbordamento do córrego Pampulha no encontro com o córrego Onça. Segundo a Defesa Civil, o grande volume de chuva na região Nordeste da cidade resultou no alagamento da via, acionando os protocolos de bloqueio preventivo. A medida tem como objetivo preservar a segurança de motoristas e pedestres.
De acordo com o órgão, nas últimas 24 horas, a regional Nordeste acumulou 84,4 milímetros de chuva, correspondendo a 24,9% do esperado para todo o mês de dezembro. A região Noroeste, no entanto, registou o maior índice pluviométrico do período, com 87,0 milímetros, equivalente a 25,7% da média mensal.
Em alerta, a Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um aviso de risco geológico forte para toda a cidade, válido até a próxima segunda-feira (23). A população é orientada a redobrar a atenção com o grau de saturação do solo e sinais de instabilidade em construções, como trincas, rachaduras e penetraçãos. Em caso de emergência, os moradores devem acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Até ao momento, não foram registados incidentes graves relacionados ao tempo, mas as autoridades reforçam que os cuidados são essenciais para evitar acidentes em meio às condições adversas.
Mín. 18° Máx. 24°