Belo Horizonte e a região metropolitana amanheceram sob um céu nublado neste domingo (15), cenário que deverá se manter ao longo do dia e também durante a segunda-feira (16). Segundo a Defesa Civil da capital, o clima assustador vem acompanhado de um alerta para a possibilidade de pancadas de chuva com acumulados de 50 a 70 mm, além de raios e rajadas de vento que podem atingir velocidades de até 50 km/h.
A previsão coloca a população em estado de atenção, já que chuvas intensas previstas podem provocar transtornos, como alagamentos e queda de árvores. A Defesa Civil orienta que os moradores evitem áreas de risco e não enfrentem enxarradas ou vias alagadas. Também recomendamos cuidado em caso de descargas elétricas, garantindo que as pessoas permaneçam em locais seguros e longe de árvores, janelas e aparelhos conectados à rede elétrica.
A prevista, medida em milímetros (mm), reflete o padrão adotado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM). Um milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado, o que facilita o entendimento da intensidade das chuvas. Com uma previsão de 70 mm, isso significa que o volume acumulado pode superar o de algumas tempestades registradas na região neste ano.
Além da chuva, as rajadas de vento em torno de 50 km/h representam outro risco à população. Ventos dessa magnitude podem causar danos a telhados, estruturas frágeis e árvores, bem como dificultar a visibilidade em vias de grande circulação.
Mín. 17° Máx. 28°