21°C 30°C
Lagoa Santa, MG
Publicidade

Vespasiano utiliza drones no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya

Tecnologia de drones permite monitoramento aéreo e aceleração do processo de combate ao Aedes Aegypti no município

26/11/2024 às 11h00
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Pela primeira vez, o município de Vespasiano está utilizando veículos aéreos não tripulados (VANT), popularmente conhecidos como drones, no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. A medida faz parte de uma estratégia inovadora imposta pela Prefeitura para intensificar as ações de controle e prevenção desses vírus no município.

O uso dos drones tem mostrado uma ferramenta eficaz, pois permite que os agentes de saúde monitorem áreas de difícil acesso e identifiquem pontos de criação com maior precisão. Os drones podem voar a uma distância de até 10 quilômetros do controle remoto e realizar até 1.200 fotografias durante cada voo. As imagens capturadas são processadas e entregues aos agentes, que, com base nelas, podem identificar áreas específicas para atuação.

Os locais identificados como potenciais criadores de mosquitos são rapidamente visitados pelos agentes, que fazem a eliminação ou tratamento de focos e possíveis criadores de Aedes Aegypti. Além de aumentar a eficácia do trabalho de campo, o uso do drone permite que as equipes realizem o monitoramento de forma mais rápida e com menor custo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários