Nos dias 29 e 30 de outubro, terça e quarta-feira, a Faseh realizará uma atividade integrada dos Cursos de Medicina e Enfermagem na Ala Feminina da Unidade Prisional de Vespasiano, com ações voltadas para o Outubro Rosa. A iniciativa vai beneficiar cerca de 90 mulheres que trabalham como policiais femininas no espaço prisional.
A atividade será dividida em dois momentos. Pela manhã, haverá um mutirão de prevenção, com orientações sobre o autoexame das mamas e a coleta do exame citopatológico (Papanicolau). Na parte da tarde, acontecerá a ação educativa sobre importância da conscientização e da prevenção contra o câncer de mama e de colo de útero que vai abordar os fatores multifatoriais que causam as doenças e a importância do diagnóstico precoce, capaz de aumentar significativamente as chances de cura.
"Por meio desse Outubro Rosa, buscamos não apenas cumprir nosso papel na formação dos futuros profissionais da saúde, mas também demonstrar nossa solidariedade e compromisso com a promoção da saúde para todas as mulheres, bem como a relevância social da Faculdade no Vetor Norte", afirma Luciana Latorre Galves Oliveira, professora e coordenadora adjunta do curso de Medicina da Faseh.
Ainda neste mês de outubro, no dia 24, aproximadamente 20 mulheres que estão cumprindo pena de privação de liberdade em Vespasiano foram beneficiadas pelo mutirão educativo e tiveram acesso a orientações sobre câncer de mama e a exames para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de colo uterino.
Parceria
A Faseh atua na Ala Feminina do Presídio de Vespasiano desde 2022, por meio dos ambulatórios da Unidade Curricular Prática Médicas no SUS. "Oferecemos consultas de ginecologia e clínica médica", explica a docente. Luciana evidencia ainda as atividades realizadas no presídio pelo projeto de extensão Fasehndo a Diferença, com a participação de alunos de medicina e enfermagem. "Promovemos palestras, oficinas e fazemos testes rápidos de HIV e sífilis, entre outras ações voltadas à saúde da mulher", salienta.
Conforme destaca a professora, a integração ensino-serviço-comunidade está entre as diretrizes para formação em saúde da instituição. "Um dos pilares de ensino da Faseh é o atendimento humanizado. Neste sentido, a Unidade Penitenciária tem sido uma grande parceira. Desde que começamos as ações de prevenção e os atendimentos de saúde, os alunos têm a oportunidade de praticar a Medicina com uma atenção ampliada e holística para com essas pacientes", ressalta.
Sobre a Faseh
A Faseh, integrante do Ecossistema Ânima, está localizada no município de Vespasiano, no Vetor Norte, área em expansão da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Tem como missão educar, produzir e socializar o saber universal a partir do Ensino, Extensão e Pesquisa, visando contribuir para o desenvolvimento de um cidadão crítico e ético e oferecer a mais alta qualidade de ensino para formar profissionais preparados para o mercado de trabalho. A faculdade tem como carro-chefe o curso de Medicina que recebeu nota 5 do MEC, estando entre um seleto hall de instituições de Ensino Superior que têm a pontuação máxima no curso e é direcionada pelo grupo da Inspirali, expert em educação Médica, de 14 escolas pelo Brasil.
Mín. 20° Máx. 27°