Neste sábado (5), um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou a Beirute, capital do Líbano, às 11h22 (horário de Brasília), para realizar o primeiro voo de repatriação de brasileiros. A aeronave, um modelo KC-30, integra a operação "Raízes do Cedro", destinada a resgatar cidadãos brasileiros que desejam retornar ao país em meio à crise no Oriente Médio.
Com previsão de embarcar 229 pessoas, incluindo 10 crianças de colo, dois animais na cabine e um terceiro no porão, o voo partirá de Beirute ainda hoje. Antes de seguir para o Brasil, o avião fará uma parada técnica em Lisboa, capital de Portugal. A chegada à Base Aérea de Guarulhos (SP) está prevista para a manhã deste domingo (6).
A aeronave partiu da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, na madrugada da última quarta-feira (2) e chegou à Europa no mesmo dia. Inicialmente, o voo de repatriação estava programado para sexta-feira (4), mas foi adiado por questões de segurança, sendo remarcado para este sábado.
A demanda de que os brasileiros retornem ao país tem sido significativa. Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), quase 3 mil brasileiros, a maioria residentes do Vale do Bekaa e de Beirute, manifestaram interesse em voltar ao Brasil. O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Damasceno, informou que o Brasil tem capacidade para resgatar cerca de 500 pessoas por semana.
O MRE, por meio da embaixada em Beirute, segue em contato com os brasileiros no Líbano para coordenar novas operações de repatriação, garantindo que os que desejam retornar ao Brasil sejam trazidos em segurança.
Mín. 18° Máx. 23°