São 2.8 milhões de pessoas no mundo que convivem com o diagnóstico de Esclerose Múltipla, e chegar até ele é uma jornada que se diferencia em questões do tempo, acesso à informação e aos tratamentos. Levando o tema “ Vamos falar sobre Diagnóstico” a live organizada pela Associação Amigos Múltiplos Pela Esclerose (AME) acontecerá dia 28 de maio, próxima terça-feira, às 19 horas no Instagram da organização.
A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológica, crônica e autoimune, que começa a se manifestar geralmente em adultos jovens. Para marcar o Dia Mundial da Esclerose Múltipla, que acontece todo o dia 30 de maio, a live convida para um bate-papo pacientes que convivem com a condição em diferentes partes do Brasil todo.
O bate-papo tem como objetivo dar voz aos pacientes mostrando as realidades de acesso a tratamentos, expectativas e o lado emocional do diagnóstico. A apresentação será de Marcia Denardin, comunicadora, diretora e co-produtora do documentário “Esclerosada não é a Vó”, que faz parte do time de relacionamento da AME & CDD. Estará presente também o Dr. Ricardo Gonçalves, neurologista coordenador dos ambulatórios de Neuroimunologia do Hospital Governador Celso Ramos e do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina.
Segundo, Marcia “ Falar sobre o diagnóstico precoce para Esclerose Múltipla é fundamental para começar o tratamento adequado. Isso além de melhorar a qualidade de vida, ajuda os pacientes a voltarem para suas vidas e se sentirem capazes de voltar a realizarem atividades do seu dia dia.”
Uma grande conquista: Dia Mundial da Esclerose Múltipla
O Dia Mundial da Esclerose Múltipla foi instituído todo dia 30 de maio, é celebrado desde 2009. Ele foi criado pela Federação Internacional de Esclerose Múltipla (MSIF) em conjunto com diversos países, desde de então, as campanhas feitas por outras organizações alcançaram milhares de pessoas ao redor do mundo contribuindo para informação de qualidade e acolhimento.
Sobre a AME
A AME nasceu do sonho de divulgar a EM, contribuindo para a busca do diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora da qualidade de vida de pacientes, seus amigos e familiares.
Desde 2012, tem como principal lema reunir pessoas e instituições relacionadas à causa, difundir o conhecimento sobre a Esclerose Múltipla e contribuir para o diagnóstico precoce. Acreditamos que #InformaçãoÉOMelhorRemédio e o nosso objetivo é apoiar todo o potencial humano para ampliar as perspectivas de vida das pessoas com condição crônica de doenças. Contamos com a sua presença no próximo evento online, “Vamos falar sobre Diagnóstico”, dia 27 de maio às 19h no Instagram @amigosmultiplos.
Mín. 17° Máx. 24°