
Dois trabalhadores morreram após serem soterrados em uma área de garimpo ilegal na zona rural de Santo Hipólito, na região Central do estado. O caso foi registrado na tarde de sexta-feira (27), no distrito de Nossa Senhora da Glória.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, três homens realizavam escavações manuais na base de um talude quando houve o deslizamento de terra. Duas vítimas, de 36 e 55 anos, morreram ainda no local. O terceiro trabalhador foi retirado com vida por colegas e encaminhado para atendimento médico.
As equipes de resgate foram acionadas por volta das 16h25 e encontraram dificuldades de acesso à área. Após o trabalho da perícia, os bombeiros realizaram a remoção dos corpos.
De acordo com a corporação, há indícios de que o terreno havia sido previamente remexido por maquinário pesado, possivelmente uma retroescavadeira, o que pode ter contribuído para a instabilidade do solo e o consequente deslizamento.
A Polícia Militar de Minas Gerais informou que os trabalhadores atuavam em atividade de garimpo no momento do acidente. Durante as diligências, um homem que estaria nas proximidades fugiu ao perceber a chegada dos militares e ainda não foi localizado.
Diante da suspeita de exploração irregular, a Polícia Militar acionou a Polícia Ambiental para apurar possíveis crimes ligados à extração ilegal de minério. O proprietário da fazenda onde ocorreu o acidente afirmou não ter conhecimento nem ter autorizado qualquer tipo de atividade no local.
A Polícia Civil de Minas Gerais realizou a perícia na área e abriu investigação para apurar as circunstâncias do deslizamento, além de verificar a responsabilidade pela atividade de garimpo ilegal.
Mín. 16° Máx. 26°