19°C 28°C
Belo Horizonte, MG
Publicidade

Patrulha da Mulher amplia atuação no apoio a vítimas de violência em Contagem

Equipe realiza acompanhamento de casos, ações preventivas e encaminhamento para rede de proteção no município

05/03/2026 às 14h01
Por: Cristiane Cirilo
Compartilhe:
Fotos: Luiz Trancoso/PMC
Fotos: Luiz Trancoso/PMC

Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Patrulha da Mulher intensificou as ações de atendimento e acompanhamento a vítimas de violência doméstica em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Criada em 2019 e vinculada à Secretaria Municipal de Defesa Social, a equipe atua no acompanhamento de casos, fiscalização do cumprimento de medidas protetivas e encaminhamento das vítimas para serviços da rede de proteção da cidade.

Além do atendimento direto, a patrulha também realiza ações preventivas, como palestras e rodas de conversa em escolas, empresas, igrejas e unidades de saúde. Entre os projetos desenvolvidos está o “Circuito Juventude Cidadã”, voltado à discussão sobre relacionamentos saudáveis e identificação de comportamentos abusivos.

Dados da Secretaria Municipal de Defesa Social apontam crescimento nas denúncias de violência contra a mulher no município. Em 2024, foram registrados 32 casos. No ano seguinte, o número subiu para 57 ocorrências, com aumento de 78%. Os registros de violência doméstica tiveram a maior alta, passando de três para 17 casos no período.

Além da Patrulha da Mulher, a cidade conta com uma rede de apoio formada por serviços como o Centro Especializado de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e o Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher.

Os órgãos atuam de forma integrada no acolhimento das vítimas, oferecendo acompanhamento psicológico, orientação jurídica e suporte social para mulheres em situação de violência. As autoridades reforçam que a denúncia é fundamental para interromper o ciclo de agressões e garantir proteção às vítimas.

Canais de denúncia e apoio

  • Disque Direitos Humanos - 100
  • Guarda Civil de Contagem / Patrulha da Mulher - 153
  • Central de Atendimento à Mulher - 180
  • Disque Denúncia Anônima - 181
  • Polícia Militar de Minas Gerais - 190
  • Polícia Civil de Minas Gerais - 197
  • Defesa Civil de Contagem - 199

 

  • Centro Especializado de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Ceam) Bem-Me-Quero
Telefones: (31) 3392-2794 / 3392-2726 / (31) 97306-4310 (WhatsApp)
Endereço: Rua José Carlos Camargos, 218 - Centro 
  • Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam)

Telefone: (31) 3204-1650
Endereço: rua Capitão Antônio Joaquim da Paixão, 260 - Centro

  • Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem)
Telefones: (31) 3390-2436 / (31) 3390-2466
Endereço: rua Reginaldo de Souza Lima, 625 - Centro
  • Secretaria Municipal da Mulher e da Juventude
Telefone: (31) 3353-4188
Endereço: avenida José Faria da Rocha, 1.016/3º andar - Eldorado
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.