18°C 24°C
Belo Horizonte, MG
Publicidade

Ipsemg notifica 653 pensionistas e alerta para bloqueio de pagamento por falta de prova de vida

Beneficiários aniversariantes de janeiro têm até o fim de fevereiro para regularizar a situação; ausência de comprovação leva à retenção preventiva da pensão

20/02/2026 às 09h00
Por: Cristiane Cirilo
Compartilhe:
Renato Cobucci
Renato Cobucci

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) notificou 653 pensionistas aniversariantes do mês de janeiro que ainda não realizaram a prova de vida anual, procedimento obrigatório para a manutenção do pagamento do benefício. Segundo o instituto, o não comparecimento até o último dia útil de fevereiro resultará na retenção preventiva do pagamento da pensão até a regularização da situação.

De acordo com o Ipsemg, os pensionistas devem comparecer presencialmente a uma das unidades regionais do instituto, portando documento oficial de identificação com foto e CPF. Em casos específicos, como pensionistas menores de 18 anos, tutelados ou sob guarda, é obrigatória a presença do representante legal, também munido de documentação pessoal. Para pensionistas curatelados, a prova de vida pode ser realizada diretamente pelo representante legal, sem a necessidade de comparecimento do beneficiário.

O procedimento também pode ser feito de forma digital, por meio do aplicativo gov.br, desde que o pensionista possua biometria cadastrada em bases oficiais, como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou na Carteira de Identidade Nacional (CIN). A modalidade digital fica disponível até o final do mês subsequente ao mês de aniversário do beneficiário.

Para pensionistas que residem em municípios sem unidades regionais do Ipsemg ou fora de Minas Gerais, o procedimento deve ser feito por meio do preenchimento do Formulário de Declaração de Vida e Residência. O documento precisa ser assinado pelo pensionista ou curador, com firma reconhecida por autenticidade em cartório, além da assinatura simples de duas testemunhas. O formulário deve ser enviado fisicamente ao Ipsemg, direcionado ao Departamento de Controle de Benefícios (Decob).

No caso de pensionistas que residem no exterior, o mesmo formulário deve ser utilizado, com autenticação realizada no consulado brasileiro. O envio ao Ipsemg também deve ocorrer por via física, ao Decob.

A lista completa dos pensionistas que ainda não realizaram a prova de vida foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais, edição de 12 de fevereiro, nas páginas 19 a 21.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 155 (ligações gratuitas em Minas Gerais) e (31) 3069-6601 (ligações tarifadas fora do estado), além do site oficial do Ipsemg.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.