
A família da bebê Isis, diagnosticada com aneurisma congênito ainda durante a gestação, anunciou neste domingo (15) a conquista de uma vaga para cirurgia de urgência na Santa Casa de Belo Horizonte após grande mobilização nas redes sociais e apoio de internautas.
Desde o diagnóstico, feito durante a gestação de Rayssa Kelly Armond, de 24 anos, a família viveu dias de angústia enquanto buscava um hospital disposto a realizar o procedimento cirúrgico necessário para evitar o rompimento do vaso sanguíneo da criança.
A conquista da vaga foi comemorada com emoção pelos familiares, que destacaram a importância da corrente de solidariedade formada por internautas e pessoas que compartilharam o caso nas redes sociais.
O caso teve início ainda durante a gestação, quando exames de rotina identificaram o aneurisma congênito em Isis. A previsão de parto era para 14 de janeiro, no Hospital Risoleta Tolentino Neves, na região Norte de Belo Horizonte. No entanto, após constatar a complexidade do quadro, a unidade informou que não poderia realizar o procedimento e encaminhou mãe e filha ao Hospital das Clínicas da UFMG.
Após o nascimento da bebê, em 15 de janeiro, os médicos reforçaram a necessidade da cirurgia de urgência para reduzir o risco de rompimento do vaso sanguíneo. No entanto, o Hospital das Clínicas também não tinha estrutura para realizar o procedimento, e a transferência para a Santa Casa de Belo Horizonte foi inicialmente negada por falta de material e de leito disponível.
Diante da dificuldade, a família recorreu inclusive ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em busca de apoio para conseguir a vaga. Houve ainda tentativa de transferência para outra unidade hospitalar, o Hospital Biocor, que informou não realizar esse tipo de cirurgia.
Com a vaga garantida na Santa Casa de BH, os familiares agora aguardam os próximos passos do tratamento.
Mín. 18° Máx. 29°