
A Cemig reforçou as inspeções na rede elétrica de Minas Gerais para garantir a segurança durante o Carnaval 2026. Em parceria com prefeituras, órgãos de segurança e organizadores, a empresa tem vistoriado os trajetos dos blocos em diversas cidades, seguindo a Instrução Técnica nº 39 do Corpo de Bombeiros para prevenir riscos.
Desde o início do ano, cerca de 380 municípios já foram inspecionados, com uso de drones, termovisão e equipes em campo. As verificações incluem equipamentos, distância de cabos, compatibilidade de trios elétricos e estruturas temporárias.
Em Belo Horizonte, as ações são feitas em conjunto com a Belotur e o Centro de Operações da Prefeitura (COP), com inspeção detalhada de centenas de quilômetros de linhas.
O gerente de Saúde e Segurança da Cemig, José Firmo do Carmo Júnior, alerta para riscos como jogar sprays ou água na fiação, subir em postes e fixar enfeites em cabos. A empresa também reforça que não há autorização para levantar cabos para passagem de trios elétricos. Em caso de fios caídos, a orientação é manter distância e acionar 193 (Bombeiros) ou 116 (Cemig).
Mín. 18° Máx. 29°